Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 


Press Release
Pesquisa inédita revela por que os profissionais faltam em processos seletivos



Segundo mais de 36 mil candidatos, os principais motivos são a falta de interesse pela vaga e a necessidade do comparecimento em outra entrevista


São Paulo, fevereiro de 2010 – Uma pesquisa realizada pela Curriculum, o maior site de empregos do Brasil, revelou os motivos que levam os profissionais a faltarem nos processos seletivos para os quais são convocados. 

A situação é comum no Brasil, e as empresas mostram-se insatisfeitas com essa atitude por parte do candidato, mas os motivos que levam à ausência do candidato nunca foram claros, já que a parcela de profissionais desempregados no País não é baixa. 

Mais de 36 mil pessoas participaram da pesquisa, sendo mulheres e homens, de 20 a 40 anos, com escolaridade a partir do ensino médio completo. Deste total, 64,7% disseram que nunca deixaram de comparecer a um processo seletivo. No entanto, 64% conhecem alguém que já tomou essa atitude. A falta de interesse pela vaga foi o motivo que mais justificou a ausência na etapa presencial. Fatores como comparecimento a outra entrevista de emprego, localização da empresa e imprevistos também foram escolhidos como justificativas para a situação. 

Quando questionados se avisaram a empresa sobre o não comparecimento, 51% responderam que não. Dentre as justificativas para esta atitude, muitos afirmaram acreditar que a ligação não faria diferença, enquanto outros acharam que não era necessário avisar sobre a ausência, e ainda outros não o fizeram por vergonha. 

Sobre a possibilidade de serem prejudicados em processos seletivos em que acabam se ausentando, 75,4% dizem que têm ciência disso, mas tentam administrar esta perda. Já 15,4% responderam que não, pois faltam em processos que não interessam e 9,2% acreditam que faltar não prejudica a recolocação. 

O questionário também envolveu perguntas sobre a avaliação a respeito das entrevistas presenciais nos processos seletivos. A maioria (37,5%) respondeu que são satisfatórias e avaliam bem o perfil do candidato. No entanto, 18,6% acham que elas fazem com que o profissional não se sinta muito à vontade. Do total de candidatos da pesquisa, 36,9% já se sentiram humilhados ou desvalorizados em uma entrevista de emprego, e a maior queixa foi sobre a falta de retorno da empresa após o processo seletivo. O segundo maior problema que essas pessoas encontraram foi o sentimento de discriminação de ordem étnica, sexual ou socioeconômica. 

Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, diz que os resultados da pesquisa mostraram uma falha de comunicação entre candidato e empresa. “Se um profissional não tem interesse pela vaga, é melhor deixar a oportunidade para quem realmente tem vontade de participar do processo seletivo. Se ele confirma presença mesmo sem interesse, isso demonstra falta de comunicação clara com o recrutador”, aponta. 

No entanto, segundo o executivo, as empresas também têm culpa em algumas questões. “A normal falta de feedback por parte do RH após a etapa presencial é realmente desapontante e deixa o candidato desmotivado, gerando consequências negativas em futuras entrevistas”, comenta Abrileri. 



Sobre a Curriculum.com.br

A Curriculum.com.br – maior base de armazenamento e administração de currículos da internet brasileira - trabalha com o cadastro de currículo e auxilia o candidato na recolocação profissional. Possui mais de 4,9 milhões de candidatos cadastrados e mais de 82 mil empresas que anunciam, gratuitamente, vagas de emprego disponíveis.

O site oferece às empresas uma pesquisa de candidatos com perfil detalhado, além de administrar os processos de recrutamento e seleção. O candidato cadastrado recebe um UCN - Unique Curriculum Number ou Número Único de Currículo -, um código que será seu identificador no site. Com posse de um login e uma senha ele poderá acessar e atualizar seus dados sempre que desejar. 

Os candidatos podem entrar no site e ser entrevistados virtualmente, oferecendo às empresas a oportunidade de conhecê-los melhor antes mesmo de convocá-los para uma entrevista pessoal. Esse processo leva pelo menos um mês por meio de anúncio convencional. 

Para mais informações sobre a Curriculum, visite: www.curriculum.com.br.



Curriculum.com.br
Fone: (11) 2344-1111
E-mail: imprensa@curriculum.com.br


Voltar