79% já ouviram falar de alguém que conseguiu emprego pela Internet

Pesquisa revela que, além do aumento de pessoas que buscam trabalho no meio virtual, a experiência da busca é boa e a popularidade aumenta

São Paulo, abril de 2010 – Pesquisa realizada pela Curriculum para saber como é a experiência de se buscar emprego pela Internet mostrou que 68,4% consideram a experiência boa e utilizam frequentemente o meio virtual para procurar uma oportunidade de trabalho.

Os questionários foram respondidos por mais de 5.300 pessoas com idade de 20 a 40 anos e com superior completo. Nessa mesma amostra, 38,1% dos que responderam efetivamente conseguiram uma vaga e 79,2% já ouviram falar de alguém que conseguiu emprego pela web.

A pesquisa também mostrou que, além dos sites de emprego, muitas destas pessoas ainda buscam vagas em anúncios de jornais, consultorias e em sites da própria empresa em que desejam trabalhar.

Para Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, esses resultados mostram um crescimento na consolidação da Internet como meio de comunicação a serviço da comunidade. “Os profissionais ficam mais conscientes de que as empresas estão utilizando soluções online para fechar suas vagas. O anúncio de jornal ainda funciona em cidades do interior, mas na maioria das capitais o uso da Internet pelas empresas já é massivo e será cada vez mais predominante. No entanto, como o candidato está em busca de alternativas, ele quer se certificar de que está tendo contato com todas as oportunidades relacionadas ao seu perfil”, opina.

O executivo também acredita que, com a crise financeira mundial, as pessoas ficaram mais atentas com seus empregos e tomaram medidas preventivas com a ajuda do meio virtual. “O candidato teve medo de perder o trabalho e conscientizou-se de que a Internet pode ser uma grande aliada para manter a empregabilidade. Isso se traduz na tecnologia trabalhando a favor das pessoas”, finaliza.

A Curriculum.com.br – maior base de armazenamento e administração de currículos da internet brasileira - trabalha com o cadastro de currículo e auxilia o candidato na recolocação profissional. Possui mais de 5 milhões de candidatos cadastrados e mais de 84 mil empresas que anunciam, gratuitamente, vagas de emprego disponíveis.