Mulheres jovens e solteiras são as que mais buscam emprego pela Internet

Estudo da Curriculum, que tem a maior base de currículos da América Latina, mostra o perfil feminino que procura oportunidades na web

São Paulo, março de 2011 – A presença feminina tem hoje aumentado nas universidades e no próprio mercado de trabalho. Não é à toa que elas também são maioria no maior site de empregos do Brasil.

Um levantamento feito pela Curriculum mostrou que, dos 5,8 milhões de currículos únicos que o site armazena, sendo a maior base de talentos da América Latina, 54% - ou seja, 3,1 milhões - são mulheres, sendo então o sexo feminino o que mais procura emprego pelo site.

Nos cadastros das mulheres há uma boa qualificação profissional. 46% delas informaram ter escolaridade acima do nível superior, enquanto 44% dos homens informaram ter o mesmo nível de estudo.

O curioso é que a maior parte delas (71%) é formada por mulheres solteiras e 75% são jovens entre 20 e 39 anos. Os homens nessa condição representam 65% e 71%, respectivamente. Mas, conforme a idade aumenta, a diferença cresce a favor dos representantes do sexo masculino, que são a maioria quando a idade passa dos 40 anos (15% contra 10% das mulheres nessa faixa etária).

O estudo também mostra que os habitantes da região Sudeste do Brasil são os que mais recorrem ao site de emprego. Eles correspondem a 4,1 milhões de currículos, sendo 54% mulheres. A maior diferença entre os sexos no número de currículos fica na região Sudeste e a menor diferença fica na região Norte.

O número de mulheres à procura por uma nova oportunidade de trabalho em 2010 ficou 13% abaixo do que se observou em 2009. Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, explica que estas estatísticas estão intimamente relacionadas ao momento difícil da economia mundial que tivemos em 2009.

“Em 2009, os cortes nas companhias fizeram muitas pessoas perderem seus empregos, colocando no mercado muitos candidatos. Houve, portanto, aumento na busca por uma recolocação profissional em geral”, explica.

O executivo também comenta que as mulheres são muito significativas na web. “Parece que elas perceberam melhor a facilidade que é buscar emprego pela Internet”, conclui.

A Curriculum.com.br é o maior site de empregos do Brasil, detém a maior base de talentos da América Latina e possui o maior número de vagas anunciadas.

É o maior ponto de encontro entre profissionais e empresas da Internet brasileira, trabalha com o cadastro gratuito de currículo e auxilia o candidato na recolocação profissional. Oferece o anúncio da vaga sem custo nenhum para as companhias, disponibiliza uma pesquisa detalhada do perfil de candidatos e administra os processos de recrutamento e seleção, sendo pioneira em oferecer o melhor da tecnologia no segmento.

Atualmente, possui mais de 5,8 milhões de candidatos únicos cadastrados, mais de 99 mil empresas usuárias e mais de 479 mil vagas disponíveis. A cada 2 minutos e 1 segundo um candidato informa que foi contratado.

O candidato cadastrado na Curriculum recebe um UCN - Unique Curriculum Number ou Número Único de Currículo -, um código que o identificará no site e permite o fácil cadastro em outras empresas usuárias do Sistema UCN.

Com o slogan “Iluminando Talentos”, tem a missão de tornar os currículos cadastrados no site cada vez mais visíveis às empresas que buscam bons candidatos. A Curriculum revolucionou a forma de encontrar emprego e profissionais.