Cresce o número de empresas que utilizam busca de currículo

A Curriculum, maior site de empregos da América Latina, realizou um levantamento que demonstra que profissionais de Recursos Humanos têm aderido cada vez mais à busca de currículos em vez de anunciar vagas. Em 2012, o site já mostra crescimento de mais de 20% frente ao ano passado para essa modalidade.

Para Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, os profissionais que procuram um emprego pela Internet devem ter consciência de que o anúncio da vaga já não é mais a única forma de as empresas buscarem candidatos. “Elas realizam buscas para preencher suas posições em aberto sem deixar isso exposto. Só na Curriculum, por exemplo, acontecem mais de 100 mil buscas de currículos por mês. É um número alto, indicando que os RHs, muitas vezes, preferem procurar o profissional numa base de dados e obter resultados em segundos”, afirma Abrileri.

Segundo o executivo, apesar de o recebimento de currículos a partir de anúncios na web ser consideravelmente mais rápido do que na época do jornal, esse tipo de busca já fornece diretamente ao recrutador profissionais exatamente dentro do perfil desejado, em segundos. “Outra vantagem nessa etapa é a possibilidade de enviar convite para processos seletivos, pois é possível saber, em questão de horas, quais candidatos, dentre os escolhidos, têm real interesse na vaga. É algo novo, moderno e que oferece praticidade e economia de tempo”, completa.

Para acompanhar essa tendência, os usuários devem sempre procurar manter seus dados atualizados. “O resultado numa busca na Curriculum, por exemplo, funciona como o Google: os currículos mais atualizados e mais bem preenchidos ficam nos primeiros lugares”, alerta Abrileri, que explica que, da mesma forma como o grande buscador, essa relevância na exposição dos resultados é algo importante, pois ordena os currículos de modo inteligente, oferecendo os melhores perfis nas primeiras posições. O currículo desatualizado fica para trás e o candidato perde chances de ser chamado para uma entrevista.

Em primeiro lugar

Pensando nisso, recentemente a Curriculum lançou um exclusivo serviço para atender a todos que desejam acelerar seu processo de recolocação: o Destaque até sua Recolocação. Com ele, a empresa coloca o currículo do candidato nas primeiras posições das buscas, aumentando as chances de o profissional ser visto, até que ele informe que conseguiu uma nova oportunidade para trabalhar. Ele é prestado por prazo indeterminado, ou seja, o usuário terá este serviço ativo até informar que conseguiu um emprego. “Acreditamos muito no que oferecemos e, por isso, podemos assumir este compromisso de trabalhar pelo nosso candidato, por um preço único, até que ele tenha um novo trabalho”, conclui.

A Curriculum.com.br é o maior site de empregos da América Latina, detém a maior base de talentos e possui o maior número de vagas anunciadas.

É o maior ponto de encontro entre profissionais e empresas da Internet brasileira, trabalha com o cadastro gratuito de currículo e auxilia o candidato na recolocação profissional. Oferece o anúncio da vaga sem custo nenhum para as companhias, disponibiliza uma pesquisa detalhada do perfil de candidatos e administra os processos de recrutamento e seleção, sendo pioneira em oferecer o melhor da tecnologia no segmento.

Atualmente, possui mais de 6,9 milhões de candidatos únicos cadastrados, mais de 120 mil empresas usuárias e mais de 100 mil vagas disponíveis. A cada 2 minutos e 13 segundos um candidato informa que foi contratado.

O candidato cadastrado na Curriculum recebe um UCN - Unique Curriculum Number ou Número Único de Currículo -, um código que o identificará no site e permite o fácil cadastro em outras empresas usuárias do Sistema UCN.

Com o slogan “Iluminando Talentos”, tem a missão de tornar os currículos cadastrados no site cada vez mais visíveis às empresas que buscam bons candidatos. A Curriculum revolucionou a forma de encontrar emprego e profissionais. Para mais informações sobre a Curriculum, visite: www.curriculum.com.br