RH ganha ferramenta que elimina fases “mecânicas” do Recrutamento e Seleção

A partir de abril, o mercado contará com o Veezux, uma nova ferramenta lançada pela Curriculum.com.br, que aumenta a agilidade de contratação, libera o RH para atuar de forma mais estratégica e faz com que a Internet seja cada vez mais o meio para encontrar candidatos na hora da contratação.

As operações na rotina de atividades de Recrutamento e Seleção sempre envolveram processos totalmente manuais, praticamente alheios às tecnologias de informática. Mesmo com o surgimento da Internet, o processo continuou o mesmo: em vez de anunciarem a vaga no jornal, as empresas começaram a fazê-lo na Internet, mas sem usar outros recursos da tecnologia. O resultado disso é um processo praticamente igual ao tradicional: primeiro informar à comunidade sobre a vaga existente, para depois analisar “pilhas” de currículos ou inúmeros e-mails de candidatos. Não havia nenhum sistema que administrava o recebimento e a triagem de currículos.

O RH, mais do que nunca, deve fazer parte da estratégia de negócios e financeira de uma empresa - ou seja, o RH precisa encontrar bons profissionais, mas também precisa estar ligado a resultados financeiros. Um dos grandes desafios do profissional desta área é justamente este: administrar o tempo e os recursos necessários para se encontrar o bom candidato versus o custo deste processo, conseguindo resultados tangíveis com orçamento limitado.

Cada vez mais o diferencial das organizações são as pessoas e a contratação é o início deste processo quando se deseja trazer o melhor profissional para a empresa. Isso faz com que a atividade de recrutamento e seleção se torne uma das principais do RH - além de tantas outras, como a definição de políticas de cargos e salários; endomarketing; pesquisa de clima empresarial; folha de pagamento etc - podendo ter ganhos substanciais de qualidade e eficiência.

A partir de abril, o mercado conta com nova ferramenta lançada pela Curriculum.com.br. Trata-se do Veezux – Gerenciador Online de Processos de Recrutamento e Seleção, um instrumento que oferece algo inédito na área: a oportunidade de administrar todo o processo seletivo, desde o momento do surgimento da vaga pelo requisitante interno até o momento da contratação. A Curriculum já oferece ferramentas que otimizam o processo, e agora, com o Veezux, oferecerá uma ferramenta ímpar, completa e única na sua categoria que não apenas agilizará ainda mais o método de contratação, como ajudará o RH a encontrar os melhores profissionais. Além de oferecer economia de tempo e custo, relatórios administrativos e uma organização para todo o processo, ela libera o RH para atuar mais estrategicamente no processo.

Após administrar as necessidades do requisitante com o preenchimento do perfil, a ferramenta oferece várias fontes de captação de currículo, depois uma fase exclusiva que permite a Seleção Online (uma pré-seleção, com entrevista virtual), além de oferecer também a possibilidade de administrar todas as facetas do momento da Seleção Presencial, como dinâmicas, provas situacionais e testes. Durante todo o processo, o RH pode interagir com seu requisitante interno, colhendo informações úteis para elucidar dúvidas e dar o correto prosseguimento à contratação. Ao término, a ferramenta administra a entrega do candidato ao requisitante, sua aprovação ou não e os dados da contratação. Ou seja, todo o processo está agora administrado numa única interface. Algo inédito na área de RH.

“A visão da Curriculum não limita o conceito de recrutamento online ao mero anúncio de vagas na web, uma vez que isso pode ser considerado apenas mais uma forma de divulgação da vaga, não oferecendo avanços nas demais etapas do processo. A nova ferramenta permite uma total revolução na maneira de contratar, transformando completamente o processo atual de recrutamento e seleção, trazendo para Internet, cada vez mais, a contratação de pessoas”, explica o presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri.

A Curriculum.com.br – maior base de armazenamento e administração de currículos da Internet brasileira - trabalha com o cadastro de curriculum vitae e desenvolvimento de sites e sistemas em tecnologia da informação. Possui mais de 1.700.000 candidatos cadastrados e mais de 42 mil empresas que anunciam vagas e buscam candidatos.

O site oferece às empresas uma pesquisa de candidatos com perfil detalhado, além de administrar os processos de recrutamento e seleção. O candidato cadastrado recebe um UCN - Unique Curriculum Number ou Número Único de Currículo - , um código que será seu identificador no site. Com posse de um login e uma senha ele poderá acessar e atualizar seus dados sempre que desejar.