Existem muitas regras de etiqueta que não são verbalizadas com frequência e algumas pessoas acabam passando vexame por não segui-las. Reunimos algumas delas:
1. FICAR DE PÉ QUANDO É APRESENTADO A ALGUÉM
Ficar de pé é uma forma de demonstrar que você está presente e torna mais difícil que os outros o ignorem. Mesmo se você for pego desprevenido, deve ao menos fazer menção de levantar para mostrar que estaria de pé, se pudesse
2. DIGA SEMPRE NOME E SOBRENOME
Não é uma má ideia ter um cartão de visitas. Em situações profissionais, dizer nome e sobrenome é obrigatório
3. SEMPRE TOME A INICIATIVA DE APERTAR A MÃO SE FOR UM SUPERIOR
Se você estiver tratando com alguém inferior hierarquicamente, deve sempre ter a iniciativa de oferecer a mão para o cumprimento, independentemente do gênero. Se o superior não o fizer, o subordinado deve fazê-lo sem perder muito tempo.
De uma maneira ou de outra, o aperto de mão ajuda a selar en encontro amistoso
4. VISTA-SE APROPRIADAMENTE
A roupa é das formas mais importantes de comunicação não-verbal. Vestir-se apropriadamente dá a mensagem profissional que você almeja. Descubra qual é o dress code de cada determinada situação e siga-o
5. AGRADEÇA EM SEPARADO A CADA UMA DAS PESSOAS
Citar cada uma das pessoas envolvidas em determinado empreendimento profissional e dar o devido crédito é de muito bom tom
6. DEIXE O CELULAR NO BOLSO
Todo mundo leva o celular para todas as partes hoje em dia, mas retirar o aparelho do bolso em uma reunião ou qualquer outro evento social dá a mensagem que você não se importa com o encontro e quer “escapar” para a internet. Por mais tentador que seja olhar o Facebook, deixe o celular no bolso
7. USE FOTOS PROFISSIONAIS
Sempre coloque fotos de cunho profissional no LinkedIn e nas redes sociais envolvidas com sua atividade profissional. Fotos na praia ou com bebida ou rindo ou na balada não são boa ideia
8. USE UM E-MAIL PROFISSIONAL
Use sempre um e-mail profissional, jamais qualquer outro que faça menção ao seu amor por cerveja e balada
9. SEMPRE OLHE OS DESTINATÁRIOS ANTES DE ENVIAR
Tenha muito cuidado com as pessoas para as quais você está mandando determinados e-mails. Enviar informações para quem não deve recebê-las pode trazer danos irreversíveis
10. USE SOLUÇÕES DE E-MAIL PROFISSIONAIS
Nunca se dirija às pessoas com “e aí”, “qual é” e outras formas de expressão próprias do contato verbal. Uma linguagem relaxada ao enviar um e-mail pode ser mal vista
11. ADMITA SE ESQUECEU O NOME DE ALGUÉM
Pode acontecer com qualquer um se esquecer do nome de alguém. É só pedir desculpas e admitir
12. CUMPRIMENTE AS PESSOAS NO TRABALHO
É uma forma segura de não cometer gafes cumprimentar a todos, quem você conhece e quem não conhece também. Não é opcional
13. NÃO SE ATRASE
Não é uma boa ideia tomar inutilmente o tempo dos outros atrasando-se para reuniões. Se algum a coisa fora do seu alcance o atrasou, ligue ou mande e-mail assim que for possível avisar
14. NUNCA PUXE A CADEIRA PARA A OUTRA PESSOA SENTAR
No ambiente profissional não é adequado puxar a cadeira para a outra pessoa sentar, seja homem ou mulher. A pessoa puxa sua própria cadeira por si
15. QUEBRE O PÃO COM AS MÃOS
Não use a faca para cortar o pão, quebre-o com suas mãos e use a faca apenas para passar a manteiga
16. NÃO PEÇA COISAS MUITO CARAS
Se você é o convidado em um jantar profissional, pedir o prato mais caro do cardápio vai fazer parecer que você está tentando tirar vantagem de quem está pagando. O mesmo vale para as bebidas
17. COLOQUE ADEQUADAMENTE BEBIDA E COMIDA
Sua comida fica do lado esquerdo, sua bebida do direto. Da mesma forma, seu garfo é do lado esquerdo e sua faca do direito
18. PEÇA A MESMA QUANTIDADE DE COISAS QUE SEU ANFITRIÃO
Não importa se o seu anfitrião pediu apenas aperitivo e sobremesa, se ele pediu isso, peça isso também. Não é agradável a sensação de comer um prato sozinho
19. NUNCA PEÇA UMA QUENTINHA
Não tem problema nenhum em sair com uma quentinha de um encontro informal, mas em um jantar social ou de negócios não é uma boa ideia
20. QUEM CONVIDA PAGA
Quem convida é quem paga, mas é possível que o convidado sinta que é sua obrigação ao menos dividir. O que nunca pode acontecer é brigar por isso
21. FIQUE SÓBRIO
Não fique bêbado em uma ocasião profissional. Ninguém precisa do risco de arruinar sua carreira e emprego ao dizer coisas inapropriadas
22. PREPARE UMA DESPEDIDA EDUCADA
Despeça-se sempre quando está com a palavra, isto lhe dá o controle da situação. Tenha sempre na manga uma frase educada, algo que lhe permita sair sem cometer uma indelicadeza. “Prazer em conhecer” é sempre bom
Fonte: MSN
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