Como descrever as próprias realizações profissionais? O que dizer no currículo sobre elas? Como dizer?
Descrever as próprias realizações profissionais ao longo da carreira nem sempre é uma tarefa fácil. É neste ponto que surgem dúvidas e erros muito comuns, desde erros de português, repetições de conteúdo e parágrafos muito longos até o próprio conteúdo da frase, ora com excesso de informações, ora com menos informações do que seria o ideal.
Textos extensos e excesso de detalhes técnicos que podem até parecer relevantes para você mas não serão compreendidos por quem lê o currículo podem diminuir significativamente as possibilidades de sucesso. Além disso, junto com o seu currículo, talvez sejam analisados centenas ou até mesmo milhares de outros currículos.
O ideal na hora de descrever as experiências é comunicar cada realização profissional com um texto leve, fácil de ler e entender, que ajude o leitor, não importa qual seja a área profissional dele, a entender perfeitamente o que está sendo dito, transmitindo suas principais forças ou diferenciais competitivos, utilizando palavras-chave que retratem suas verdadeiras qualificações técnicas e pessoais e um layout que ressalte seus melhores resultados.
O que escrever
Nessa altura você já relembrou e anotou todas as suas realizações profissionais e já selecionou quais delas são as mais importantes – e se ainda não o fez, leia este artigo aqui sobre o assunto.
Agora é hora de dar uma forma para cada realização. O ideal é que cada realização comunicar que:
a) havia um “problema” ou desafio a superar (exemplos: queda nas vendas da empresa, produtividade, processos com falhas);
b) que você solucionou;
c) a partir de determinada ação, que é a realização em si (exemplos: desenho ou implantação de um novo processo, identificação de melhorias em produtos, etc.);
d) e com isso você obteve um resultado para a empresa (exemplos: aumento no volume de vendas ou de produtividade, processos mais eficientes, maior qualidade no produto ou serviço).
Isso tudo dá uma ideia sobre o que uma descrição de experiência deve conter, mas como fica na prática?
Na prática, escreva frases em torno de 15 a 25 palavras, com a seguinte estrutura:
- inicie a frase com substantivos que representem a ação realizada da maneira mais positiva possível;
(exemplos: Gerenciamento, Implantação, Elaboração, Aprimoramento, Aceleração, Aumento, Expansão, Organização, Reorganização, Fortalecimento, Liderança, Padronização, Simplificação, dentre outros)
- descreva a ação em si;
(exemplo: Liderança no projeto de implantação de novos processos de vendas…)
- resuma o modo como você executou a ação;
(exemplo: …identificando gargalos e falhas, sugerindo melhorias…)
- conclua a frase com o resultado obtido (numérico ou qualitativo);
(exemplos: “…obtendo aumentos significativos no volume de negócios e maior satisfação dos clientes” ou “…obtendo aumento de 30% nas vendas no primeiro mês após a implantação” )
No final, conforme os exemplos de realizações dados acima, você terá uma frase com a seguinte estrutura:
Liderança na implantação de novos processos de vendas, identificando falhas e melhorias, obtendo sucessivo aumento no volume de negócios desde o primeiro mês de implantação.
Ou seja, nesta frase, o profissional tinha um desafio a enfrentar (aumento nas vendas), que ele superou ao liderar a implantação de novos processos, promovendo melhorias que levaram ao resultado esperado.
Veja alguns tipos de resultados que podem ser descritos, como sugestão, para diversas áreas profissionais:
Administração e área financeira
- economia financeira para a empresa
- redução de custos
- melhorias em processos em geral
Vendas
- aumento do volume de vendas
- melhorias nos processos de vendas com o cliente
Produtos e serviços
- aumento de qualidade dos produtos e serviços
- aumento de produtividade
- diminuição de prazos de entrega e/ou de conclusão de atividades
Recursos Humanos
- redução de turnover
- retenção de talentos para a empresa
- economia em processos de desligamento e audiências de rescisão contratual
- melhorias no clima organizacional
- diminuição dos prazos nos processos de recrutamento e seleção
- aumento da qualidade das contratações
Marketing
- aumento de vendas
- desenvolvimento de novos produtos
- atração de novos clientes e retenção dos antigos
- ampliação do Market share
Área jurídica
- geração de economia em acordos trabalhistas
- renegociação de contratos
- economia a partir de revisão e planejamento tributário
Compras
- economia nos processos de compras
- economia na identificação de novos fornecedores
Tecnologia da informação
- desenvolvimento e implantação de sistemas que geraram economia e/ou eficiência, produtividade e qualidade em processos da empresa
- migração de sistemas antigos para novos, alinhando a empresa com o mercado
- integração de sistemas e processos de negócios com empresas, clientes e fornecedores
Profissionais de todas as áreas podem falar em resultados
Para algumas áreas profissionais é mais fácil falar em resultados obtidos, pois para elas há números que apoiam a descrição de resultados. Para outras, nem sempre os resultados são quantificáveis em números. Mas aqui vai uma observação: lembre-se que você, melhor do que ninguém, é quem pode falar sobre resultados em sua própria área profissional, e saiba que a maioria das pessoas que também trabalham na sua área terão o mesmo desafio e talvez as mesmas dificuldades em falar sobre resultados específicos de sua própria área.
Não se esqueça: se você é um profissional que, como muitos, afirma ter “foco em resultados”, prepare-se para falar sobre resultados com total autoridade sobre o assunto!
Este artigo é parte integrante do novo Manual da Recolocação Profissional, produzido pela Curriculum.com.br.
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