É inegável que certas profissões contam com mais prestígio social e “glamour” do que outras. Mas nem sempre essa valorização se reflete nos salários.

Um levantamento conduzido pelo site Business Insider mostra que carreiras com alto nível de status têm uma remuneração relativamente baixa nos Estados Unidos.

Com base em dados do U.S. Bureau of Labor Statistics, órgão oficial norte-americano que estuda a mão de obra no país, profissionais como arquitetos, designers e professores universitários ganham menos do que você provavelmente imagina.

Os chefs de cozinha são um exemplo emblemático. Alimentado por programas de TV como “MasterChef”, o glamour que envolve a carreira esconde a pesada carga horária, o trabalho noturno e a escassez de férias e feriados. Também fica fora dos “holofotes” o fato de que o salário médio para a profissão, nos Estados Unidos, não chega a 4 mil dólares mensais.

Chef de cozinha

O que faz: Idealiza e executa pratos no seu próprio restaurante ou em estabelecimentos de outras pessoas. Muitas vezes precisa liderar grandes equipes de cozinheiros e assistentes.

Qualificação exigida: Os restaurantes norte-americanos não costumam cobrar nenhum tipo de diploma, mas cada vez mais chefs têm frequentado escolas de gastronomia.

Quanto ganha em média por mês: 3,8 mil dólares

Designer gráfico

O que faz: Projeta e elabora materiais visuais para marcas, como logos e anúncios publicitários. Pode trabalhar com ferramentas analógicas ou com softwares.

Qualificação exigida: Graduação em design gráfico.

Quanto ganha em média por mês: 4,3 mil dólares

Historiador

O que faz: Pesquisa, analisa, interpreta e produz artigos sobre o passado, com base em objetos, documentos e registros.

Qualificação exigida: A maioria dos empregos na área exige mestrado. Na carreira de pesquisador, é comum que o doutorado também seja obrigatório.

Quanto ganha em média por mês: 5 mil dólares

Biólogo marinho

O que faz: Estuda o comportamento, as características e os hábitos de seres vivos que habitam os oceanos.

Qualificação exigida: Além da graduação em biologia, é comum a exigência por um mestrado. Empregadores da área de pesquisa ou docência costumam pedir doutorado.

Quanto ganha em média por mês: 5,3 mil dólares

Editor de jornais

O que faz: Planeja, revisa, organiza e edita conteúdos escritos para publicação em veículos de comunicação.

Qualificação exigida: Graduação em comunicação, jornalismo ou inglês.

Quanto ganha em média por mês: 5,4 mil dólares

Desenvolvedor web

O que faz: Projeta, desenha, elabora e modifica o conteúdo e a forma de websites, com base em critérios de usabilidade.

Qualificação exigida: Um diploma de nível superior em web design ou áreas correlatas costuma ser exigido pelos empregadores nos Estados Unidos.

Quanto ganha em média por mês: 5,8 mil dólares

Arquiteto

O que faz: Planeja, desenha e orienta a construção de prédios e outras estruturas.

Qualificação exigida: Nos Estados Unidos, a licença para o exercício da profissão é oferecida por programas de 5 anos de duração que combinam graduação e mestrado.

Quanto ganha em média por mês: 6,2 mil dólares

Consultor em genética

O que faz: Ajuda famílias ou indivíduos a prever e avaliar riscos genéticos, como a probabilidade de que um bebê nascerá com uma doença hereditária.

Qualificação exigida: Além da graduação, normalmente é exigido um diploma de mestrado em genética ou aconselhamento genético. Em alguns casos, também se pede doutorado.

Quanto ganha em média por mês: 6,2 mil dólares

Professor universitário

O que faz: Dá aulas para estudantes de ensino superior, além de conduzir pesquisas, escrever artigos científicos e produzir livros sobre seu tema de estudo.

Qualificação exigida: Doutorado é quase sempre obrigatório. Em algumas faculdades ou universidades, o mestrado já é suficiente.

Quanto ganha em média por mês: 6,4 mil dólares

Psicólogo

O que faz: Avalia as condições mentais e emocionais de pacientes, com o objetivo de aliviar seus sofrimentos.

Qualificação exigida: A maioria dos estados norte-americanos exige doutorado, embora alguns só demandem mestrado para fornecer a licença para o exercício da profissão.

Quanto ganha em média por mês: 6,4 mil dólares

Fonte: Exame.com