Podem aparecer listas, palestras e pesquisas das mais diversas falando sobre o caminho mais acertado para obter o sucesso, mas o ingrediente mais valioso e indispensável para chegar lá é a integridade.

Uma vez perdida, esse valor leva com ele uma reputação construída ao longo de anos ou décadas. E, acredite, uma escolha ruim é suficiente para denegrir de modo irreversível a imagem de alguém.

Em lista publicada originalmente no site americano “Inc.”, são enumerados os seis passos mais importantes para preservar a própria integridade e garantir uma trajetória bem-sucedida e admirável.

1. Defina seus valores
É impossível estabelecer quais são seus próprios valores caso você não saiba no que acredita. Para começar, defina quais são os seus fundamentos éticos básicos e, não importa quais sejam as consequências, nunca os abandone. Isso o ajudará a tomar decisões difíceis em momentos que exijam escolhas complexas.

2. Avalie todas as decisões que tomar
Ter integridade significa tomar a decisão correta especialmente quando ninguém está observando.

Caso não esteja seguro a respeito de determinada escolha, se pergunte duas coisas: “se a minha escolha for publicada na capa do jornal mais famoso do mundo, eu me sentiria bem em relação a isso?” e “se eu tomar essa decisão, ficarei confortável em relação a ela a partir de então?”.

3. Construa sua autoconfiança
Pessoas íntegras geralmente têm autoestima e autoconfiança elevadas. São características que são necessárias em momentos quando se é pressionado a tomar a decisão errada. Cercar-se de pessoas que demonstram integridade e apoiam suas escolhas também é recomendado.

3. Evite também as mentiras inofensivas
Elas podem parecer inocentes e pequenas, mas ainda são mentiras. Com o tempo, uma delas seguida da outra vai o transformar em um grande mentiroso.

5. Assuma responsabilidade pelos seus atos
Se você cometer um erro, assuma-o imediatamente e faça o que for necessário para corrigir a situação. Mantenha a sua palavra e não faça promessas que não consiga manter.

6. Permaneça humilde
O escritor Jim Collins, no livro “Empresas Feitas para Vencer”, afirma que os melhores líderes diminuem o próprio ego e focam no objetivo maior de liderar rumo à excelência a empresa na qual estão inseridos. Esses líderes, segundo Collins, possuem a vantagem de exibir engajamento profissional associado à humildade. Quando apropriado, deixe os holofotes para os outros.

Fonte: PEGN