Independentemente de quando você aprendeu esta nova língua, as alterações nas habilidades cognitivas são perceptíveis

A Universidade de Edimburgo, em 2014, realizou um estudo em que se comprovou a relação entre a cognição e o conhecimento de outras línguas além da materna. Intitulado “Does bilinguism influence cognitive aging?”, este trabalho revelou que quem fala dois ou mais idiomas, ainda que tenha aprendido-os já adulto, tem o envelhecimento cognitivo adiado.

Os pesquisadores fizeram duas entrevistas com 835 falantes nativos da região próxima da capital da Escócia: em 1947, quando todos ainda eram crianças de 11 anos, eles fizeram a primeira avaliação, e apenas no século XXI, entre os anos de 2008 e 2010, houve uma última conversa.

Os dados obtidos indicaram que aqueles que aprenderam uma segunda língua tiveram resultados superiores com relação às habilidades cognitivas, sobretudo nos testes sobre leitura e inteligência de maneira geral. Outras diferenças foram percebidas, como a maior capacidade de foco que os falantes de mais línguas desenvolveram ao longo dos anos.

Portanto, nunca é tarde para começar a ampliar seu vocabulário. Comece a estudar um novo idioma este ano e colha os frutos no futuro.

Fonte: Universia Brasil