Até há pouco tempo, para se dar bem no mercado de trabalho era preciso ter formação sólida, experiência profissional e histórico de bons resultados. Mas com um cenário econômico complexo, negócios voláteis e novas demandas – inesperadas e desconhecidas – essa equação deixou de fazer sentido. Assim como um produto ou serviço que fez sucesso até hoje pode perder consumidores de uma hora para outra com o surgimento de alternativas inovadoras, o que faz alguém competente e bem-sucedido hoje, pode não ser suficiente amanhã.

Por isso, o alvo das empresas atualmente está em profissionais com alta capacidade de adaptação e uma veia empreendedora – independente de onde esteja trabalhando. Mais do que ter 15 anos de experiência ou ter passado pelas mais renomadas instituições de ensino país afora, o mercado busca quem pode entregar bons resultados e fazer acontecer em um cenário tão dinâmico quanto incerto.

Para saber se você tem o que as empresas precisam, aqui vai um check-list. Você:

  • Engaja e influencia colegas de equipe com facilidade (em diversos níveis)?
  • Emite opiniões além do específico e técnico?
  • Assume a liderança de projetos espontaneamente?
  • Comunica-se de forma clara e contagiante?
  • Possui um inconformismo constante: busca incessantemente melhorar o que já faz bem?
  • Prefere planejar a deixar que as coisas “aconteçam”?
  • Entrega além do solicitado?
  • Não tem resistência a mudanças?
  • Preocupa-se mais com a solução do que com o problema?
  • Apropria-se de suas atividades como dono, assumindo integralmente a responsabilidade por suas funções?

Se você respondeu não para uma ou algumas dessas questões, vale a pena investir em desenvolver essas atitudes/habilidades. Quanto mais elas estiverem incorporadas na sua atuação profissional, maior empregabilidade e maiores as suas chances de ascender na carreira.

Acredite no seu potencial e arregace as mangas! O sucesso será consequência.

Fonte: Administradores