Você se candidatou a uma vaga, enviou uma carta de recomendação e, agora, tem uma entrevista de emprego. Se não está acostumado com essa situação, provavelmente ficará muito preocupado antes, durante e depois dela. Entretanto, nada disso é necessário.

1. Aceite sua ansiedade (ela demonstra que você se importa!) e não deixe que ela acabe com o que há de melhor em você

Faça respirações profundas. Entenda que uma entrevista é, na verdade, apenas duas pessoas conversando para descobrir se ambas querem as mesmas coisas. É como um primeiro encontro, mas com mais considerações legais.

2. A entrevista não serve apenas para a empresa

Não sinta que você está lá somente para impressionar a empresa e conseguir a vaga. A ideia é entender se esse será um bom negócio para você também. Preste atenção durante a conversa, pois a impressão que você tem do entrevistador pode revelar muito sobre como seria trabalhar lá. Você até consegue sentir se a entrevista foi boa ou não, mas, normalmente, está tão envolvido na busca pelo emprego que tende a olhar as coisas de uma perspectiva distorcida.

3. Faça perguntas sempre

Perguntas dão a chance de saber mais e de reforçar para os entrevistadores que você é um bom candidato. Você saberá que fez boas perguntas quando eles fizerem uma pausa e disserem: “Esta é uma boa questão!”. Algumas sugestões: Por que você gosta de trabalhar aqui? Como descreveria a cultura do departamento? Que habilidades o seu candidato ideal precisa ter? Por que esta posição está vaga? Você poderia me descrever como é um dia normal para alguém nesse cargo? Existe algo relacionado a mim ou às minhas qualificações sobre os quais você tem alguma dúvida?

4. Faça um agradecimento

Você pode escrever um bilhete à mão ou mandar um email. Agradeça por eles terem se encontrado com você, faça referência a algo que tenham conversado e que reafirme seu interesse na vaga e termine com uma declaração sobre o porquê de você querer trabalhar lá. Quanto mais oportunidades você tiver para colocar seu nome na cabeça deles (de uma maneira positiva), melhor.

5. Uma vez que você tenha feito a parte mais difícil, deixe isso de lado

É fácil ficar preso em um looping de pensamentos em que você se questiona o tempo todo sobre o que fez certo ou não, mas focar nisso não trará nenhum benefício. Também não deixe sua mente divagar sobre as possibilidades de conseguir o emprego. Faça um esforço para se lembrar, frequentemente, que você fez o melhor que podia naquela hora e que nem todas as preocupações e planejamentos do mundo poderão alterar o resultado final do processo.

Fonte: UOL