Você já deve ter sentido na pele a angústia de escolher um curso na faculdade. Muitas vezes essa é a primeira grande decisão que você toma quando jovem.

Em seguida, vem o foco nos estudos e, muitas vezes, só quando você está prestes a se formar é que se dá conta que você precisa pensar na sua carreira.

Mas será que você não deveria começar a pensar na sua carreira já no início da faculdade? Aqui vão 5 dicas de carreira que teria sido muito bom ter recebido logo no início da faculdade.

Dica #1: A escolha da faculdade é completamente diferente da escolha da carreira

Parece óbvio, mas muita gente confunde. A escolha da faculdade não significa diretamente a escolha de uma carreira.

Um jovem pode estudar engenharia e optar por uma carreira na área de planejamento de uma organização, pode se tornar empreendedor prestando um serviço de consultoria, ou pode optar por uma carreira no setor público.

Isso vale para qualquer faculdade, até mesmo as mais especializadas como psicologia e medicina. O leque de carreiras é infinito. A faculdade é apenas o primeiro passo da sua jornada de capacitação.

Dica #2: O mundo não é feito de “caixinhas”, é feito de problemas

Quando você escolhe uma faculdade, você tende a enxergar o mundo nas “caixinhas”. Tem a “caixa” do Direito, a “caixa” da Engenharia, a “caixa” da Geografia e assim por diante. Entretanto, o mundo real não é feito de “caixas”. Nós que as criamos para facilitar a especialização dos nossos estudos.

O mundo é feito de problemas que precisamos resolver e, sem dúvida, precisamos de ferramentas de várias dessas “caixas” para conseguir resolvê-los. O que você aprende na faculdade é apenas uma dessas ferramentas.

Portanto, pense em um plano de desenvolvimento pessoal que vá além da faculdade e que não termine no dia da sua formatura.

Dica #3 Equilibre o tempo gasto com estudos com o desenvolvimento da sua carreira

Na faculdade você pode passar anos dedicados aos estudos, às provas, aos trabalhos e nunca parar para pensar e se dedicar de fato na sua carreira. São 4 ou às vezes 5 anos que você tem para pesquisar, conversar e principalmente experimentar diversas opções de carreiras, mas que muitas vezes você não prioriza o seu tempo para isso.

O mais importante nesta fase é experimentar. Não há leituras e pensamentos que substituam a vivência do mundo real. Então busque estágios, projetos voluntários, projetos na própria faculdade, participar em empresa júnior, tudo que possa te dar um gostinho de como seria uma determinada carreira.

A cada experiência você terá informações para descobrir mais sobre o que você gosta e o que não gosta e assim ir construindo a sua carreira.

Dica #4 Na escolha de carreira, conhecer o dia a dia do profissional é o que realmente importa

Quando você pensa em qual carreira seguir, muitas vezes o que está em discussão é a posição que você quer ocupar em uma determinada empresa, o concurso que você quer passar, ou mesmo a empresa que você quer abrir.

Mas será que você parou para se perguntar como é o dia a dia desses profissionais? O que eles fazem durante o seu dia, quais os desafios que eles têm, o que eles precisam saber e que competências precisam ter para fazerem seus trabalhos bem feitos.

Pesquise e converse com esses profissionais para entender melhor o que realmente fazem no dia a dia. Você pode se surpreender.

Dica #5 Competências comportamentais são tão ou mais relevantes quanto às competências técnicas para se obter sucesso profissional

O mercado exige hoje muito além das competências técnicas para se obter sucesso profissional. De nada adianta o conhecimento técnico, se o profissional não souber utilizá-lo, por exemplo, para tomar decisões, comunicar-se de forma eficaz, criar e inovar, executar e liderar projetos.

Todas essas habilidades são conhecidas como competências comportamentais e os jovens precisam cada vez mais desenvolvê-las para obter sucesso profissional. A boa notícia é que com treinamentos, projetos e trabalhos voluntários o jovem pode aperfeiçoar-se nessas competências.

Portanto, se você estiver começando ou mesmo já cursando uma faculdade, aproveite essas dicas para avançar na sua carreira!

Fonte: Administradores