O que você faz quando precisa convencer alguém? Seja no trabalho, no dia a dia ou em situações de exposição de fala?

O que você faz quando precisa convencer alguém? Seja no trabalho, no dia a dia ou em situações de exposição de fala, como uma apresentação ou reunião.

O convencimento nada mais é do que colocar em prática a sua capacidade de persuasão, algo que está intimamente ligado à comunicação e suas técnicas principais.

Todos nós precisamos usar nosso poder de persuasão em algum momento. Por isso mesmo, preparei este artigo com técnicas e estratégias da comunicação para convencer e persuadir.

Vem comigo!

1. Amplie suas fontes de informação

Quanto mais informações e conhecimento você tiver, maior é o seu poder de argumentação. É interessante, aqui, dizer o seguinte: vá além da sua área ou nicho, busque dados também em outras fontes e informe-se sobre outros temas.

Se o seu leque de temas for amplo, será muito mais simples dialogar e persuadir pessoas de diferentes perfis.

2. Desenvolva a assertividade

A assertividade é uma das características centrais de quem sabe persuadir. Isso acontece porque uma fala pouco organizada e pouco atrativa dificilmente cumpre o papel de convencer. É preciso ordenar as ideias e ser interessante para a audiência.

Ser assertivo é, basicamente, falar com clareza e dizer apenas o que precisa ser dito. Sem rodeios ou repetições de informações desnecessárias. Em falas assertivas, tudo – sim, tudo – tem uma função e um efeito.

3. Aprenda a usar a sua linguagem não-verbal

Você não convence alguém apenas com o que diz verbalmente, mas também através do que transmite pela sua expressão vocal e corporal. Transmitir uma imagem segura e de autoridade é uma ação central na persuasão.

Portanto, usar a linguagem não-verbal a seu favor será determinante para convencer o seu público-alvo e fortalecer aquilo que você está dizendo através de palavras. Boa postura, bom uso da voz, contato visual e gesticulação são alguns desses aspectos.

4. Conte uma boa história

Histórias são potentes: para gerar conexão, despertar o interesse, reter a atenção e, claro, convencer. O primeiro passo para contar uma boa história é conhecer o seu público, suas dores e desejos.

Ao ter esse conhecimento, ainda que mínimo, você será capaz de transformar a sua argumentação em narrativas eficientes. Isso, por si só, potencia muito a argumentação e a persuasão, influenciando o público a uma determinada decisão ou atitude.

5. Use recursos como o humor ou a emoção

O humor e a emoção são recursos que podem ser utilizados em uma ampla variedade de situações de exposição de fala. Aquelas que têm a intenção de convencer também se incluem aqui.

O humor é uma estratégia inteligente para quebrar o gelo e diminuir a resistência do público. Já a emoção, por sua vez, desperta empatia e gera uma conexão com os demais. De uma forma ou outra, será mais fácil convencer, persuadir.

6. Prepare-se com antecedência (quando possível)

Muitas vezes, precisamos convencer alguém no dia a dia – pessoal ou profissional – sem estarmos preparados para isso. Outras, no entanto, permitem um planejamento prévio, como uma venda ou uma negociação.

Nesses últimos casos, prepare-se com antecedência. Como?

– Conheça o seu público

– Defina a melhor abordagem para esse público específico

– Tente pensar em possíveis perguntas e contra-argumentos

– Informe-se sobre o tema da apresentação

– Pratique com antecedência, o máximo possível

– Conte com um feedback profissional

Essas técnicas e estratégias são determinantes para uma boa persuasão. Vale lembrar que a sua capacidade de convencer alguém ou um público específico depende, em grande parte, do quanto você se expressa e se comunica bem.

Por isso mesmo, invista em suas habilidades de comunicação, trabalhando os três pilares centrais da oratória, que são: a mensagem, a expressão vocal e a expressão vocal. Com isso, você impulsiona sua oratória e sua capacidade de persuadir.

Fonte: Terra

Cadastre ou atualize seu currículo na Curriculum: https://www.curriculum.com.br/01_10.asp