Como você se vê daqui a cinco anos, ou onde você se vê daqui a cinco anos, é uma questão da entrevista de emprego que pode deixar um candidato sem saber o que dizer. Para não ser pego desprevenido, veja algumas ideias de como responder a essa pergunta.

Perspectivas de futuro

Não encare esta questão como uma pergunta boba. O recrutador quer saber se o candidato tem uma visão de futuro, se ele está realmente interessado na área ou se está apenas de passagem, e se o investimento que vai fazer nele em treinamento vai valer a pena.

Posição de liderança

Uma resposta normal para esta pergunta é afirmar que se deseja estar numa posição de chefia, no lugar do entrevistador, mas esta resposta pode causar polêmicas. Principalmente em empresas pequenas, onde não há lugar para subir na carreira ou para tirar o lugar de gerentes e diretores.

Exemplo de resposta

“Pelo tamanho da empresa acredito que existam oportunidades em cargos de liderança. Penso que, conforme eu demonstre e desenvolva as minhas competências e habilidades, posso ganhar a confiança da equipe e dos gestores para ocupar uma posição de liderança.”

Desenvolver projetos

Uma forma de responder a esta pergunta é dizer que se vê trabalhando desenvolvendo projetos em determinadas áreas relevantes para o cargo. Fale mais nas funções que se vê desempenhando no futuro do que em cargos que quer ocupar.

Exemplo de resposta

“Possuo grande interesse em descobrir quais são os desafios que os novos projetos trazem. Sejam eles tecnológicos ou de relacionamento interpessoal. Portanto, consigo me ver sempre motivado com o início de cada projeto que se apresente no futuro.”

Aprendizagem

Pode referir como o emprego atual é importante para aprender e para subir degraus na sua carreira, e que deseja que ele garanta a sua realização profissional e pessoal. Pode falar na vida a nível geral, e não somente do contexto profissional. Pense nos conhecimentos que espera desenvolver nos próximos anos e imagine o que eles vão permitir que você faça.

Exemplo de resposta

“Sou uma pessoa muito motivada pelo desejo de aprender. Sou capaz de me manter motivada com o crescimento da empresa e a necessidade de mudanças nos métodos, softwares e controles.”

Fazer carreira e ajudar a empresa

Tente traçar um plano realista para o seu futuro e mostrar que está interessado numa carreira e não num emprego. Uma resposta geral que pode dar é dizer que se vê a crescendo profissionalmente, desenvolvendo as suas competências, e que se vê contribuindo para o sucesso da empresa. Já que o seu objetivo é crescer como profissional mas também contribuir para o bem de todos, colaborando no crescimento da empresa.

Exemplo de resposta

“Tenho certeza de que conforme eu desenvolva minhas competências e habilidades, o meu crescimento ocorrerá de forma natural, junto com o crescimento da empresa. Espero que o plano de cargos e salários permita a evolução de todos os colaboradores.”

Conquistar resultados

Você também pode abordar o assunto demonstrando que você possui metas específicas e que deseja alcançá-las dentro deste período. Neste caso, tenha o cuidado de mencionar como você pretende conquistar suas metas.

Exemplo de resposta

“Quero concluir o curso superior de Marketing que eu deixei trancado há dois anos por motivos pessoais. Acredito que através das minhas boas competências de comunicação posso alcançar bons resultados nas vendas, tornando viável o meu reingresso.”

Seu interesse na posição atual

Procurar enfatizar a posição pela qual você está se candidatando é uma boa estratégia. Demonstre o quanto está motivado para aprender e dominar todos os aspectos da vaga em questão. É uma expectativa comum dos gestores que o novo colaborador se mantenha motivado por algum tempo no mesmo cargo.

Exemplo de resposta

“Um dos motivos de ter me candidatado é porque acredito que tenho muito o que aprender nesta empresa. Acredito que conforme eu desenvolver as minhas competências e habilidades durante este período, novos desafios surgirão dentro do próprio ambiente de trabalho.”

Fonte: https://www.todacarreira.com/como-responder-a-pergunta-como-voce-se-ve-daqui-a-5-anos/