Não sabe como ser mais proativo no trabalho?

Então, é hora de conhecer algumas estratégias para desenvolver essa competência, já que ela é um diferencial para os profissionais no mercado.

Alguns benefícios de ser proativo incluem o ganho de potencial para a liderança e a otimização de performance, tanto do profissional quanto da empresa.

No dia a dia organizacional, quem toma iniciativas e tem engajamento se destaca na equipe e tem acesso a oportunidades melhores.

É isso que você está buscando?

Neste guia, saiba como ser mais proativo no trabalho a partir de um passo a passo com sete estratégias fundamentais. Vamos nessa.

O que é ser proativo no trabalho

Ser proativo no trabalho quer dizer ter iniciativa e comprometimento em relação aos processos e resultados da empresa.

Profissionais com essa característica são participativos, entendem seu papel e relevância na equipe e agem com responsabilidade.

De maneira geral, eles antecipam problemas na empresa e, consequentemente, criam soluções de forma ágil.

Além disso, ser proativo significa identificar oportunidades, como a criação de novos projetos e otimizações nos processos, por exemplo, e agir para que elas sejam aproveitadas.

O objetivo é buscar melhores resultados tanto para sua carreira e realização profissional quanto para a empresa.

No entanto, isso não quer dizer que profissionais proativos agem de maneira impulsiva. 

Pelo contrário: eles identificam prioridades e sabem quando é o momento para agir.

Portanto, a proatividade no trabalho é uma soft skill, ou habilidade comportamental, e tem sido cada vez mais procurada por empresas que buscam equipes de alta performance.

Em um mercado competitivo, em que profissionais de alto nível agregam diferentes competências técnicas, a proatividade é um diferencial. 

Por que ser mais proativo no trabalho

Ser mais proativo no trabalho é um comportamento que traz diversos benefícios para o profissional. 

Abaixo, confira as quatro principais vantagens de desenvolver essa competência na carreira, independentemente do cargo que você exerce.

1. Você se destaca na empresa

Um dos benefícios é que, ao ser proativo, o profissional se sobressai na empresa e no mercado.

Na prática, essa característica facilita o surgimento de oportunidades para ocupar cargos melhores, receber aumento de salário, exercer liderança na equipe ou conquistar a vaga desejada, por exemplo.

Geralmente, pessoas proativas se destacam por serem eficientes e contribuírem para a melhoria de resultados de forma ativa.

2. A proatividade é um caminho para a liderança

Outro benefício é que profissionais proativos tendem a exercer a liderança, seja em uma equipe, seja na empresa como um todo.

Eles não esperam ordens para agir e assumir responsabilidades.

São pessoas que sabem como tomar decisões, antecipar problemas e soluções e inspirar os outros por meio de suas ações. Elas fazem as coisas acontecerem.

3. Você alcança resultados melhores

Ao identificar oportunidades e ter iniciativa, o profissional alcança resultados melhores no trabalho, assim como se torna mais produtivo. 

No livro Proactive personality and behavior for individual and organizational productivity (Edward Elgar Publishing, 2013), Andrew DuBrin salienta que a proatividade contribui para o ganho de performance e satisfação.

“Aqueles com as melhores performances frequentemente criam circunstâncias que facilitam o sucesso pessoal e organizacional na busca de seus objetivos”, pontua o autor.

4. A proatividade leva à inovação

Profissionais proativos não se conformam com os pontos negativos do cenário em que estão inseridos.

Por isso, estão sempre em busca de mudanças para melhorar processos internos, produtos e serviços.

O que acontece na prática? A junção entre a busca por soluções e a tomada de iniciativa são comportamentos que favorecem o surgimento de inovações, o que gera ainda mais reconhecimento para o profissional.

Como ser mais proativo no trabalho: 8 táticas poderosas

Mesmo que você não se considere um profissional proativo, saiba que é possível desenvolver essa competência.

Para isso, confira o passo a passo de como ser mais proativo no trabalho. Siga as dicas a seguir:

1. Antecipe problemas e soluções

Uma atitude fundamental para ter proatividade é identificar problemas e criar soluções sem delegar a culpa para os colegas.

Nesse caso, um profissional proativo assume a responsabilidade e toma medidas para corrigir problemas e melhorar pontos fracos da empresa, sem que o líder tenha que delegar tarefas.

“Proativos vivem o hoje, mas sem esquecer o amanhã. Pensam sempre à frente, orientam-se pelo longo prazo”, afirmam Leonardo Araújo e Rogério Gava, autores do livro Empresas proativas 4.0 (Alta Books, 2019).

2. Aposte no networking

Criar uma rede de relacionamento, valorizar parcerias e atuar de forma conectada também é uma forma de ser mais proativo no trabalho.

É o que afirmam Araújo e Gava no livro: “A proatividade é uma prática social, ninguém é proativo sozinho”. 

3. Entenda qual é a sua motivação profissional

Outro passo importante é identificar o que motiva a sua atuação profissional e aonde você quer chegar.

Com objetivos em mente, fica mais fácil ter um papel ativo na organização, justamente por colocar um propósito em cada iniciativa realizada.

4. Invista em um processo de autoconhecimento

Conhecer as suas habilidades, limitações, forças e fraquezas é essencial para saber quais competências você precisa desenvolver para ser um profissional mais participativo e engajado.

Isso acontece principalmente porque o autoconhecimento permite entender a raiz de cada comportamento adotado no trabalho e aplicar as mudanças desejadas.

5. Invista na sua qualificação

O profissional que não para de aprender tem mais conhecimento e referências para ser proativo na prática, sugerindo mudanças e soluções relevantes para a empresa.

Principalmente em áreas altamente qualificadas, unir competências técnicas e comportamentais é fundamental para se destacar.

6. Desenvolva a visão sistêmica

Se você quer ser mais proativo no trabalho, também precisa aprimorar a visão sistêmica para enxergar os processos da empresa ou do setor como um todo, identificando etapas que podem ser melhoradas.

Essa habilidade permite enxergar soluções com clareza para implementá-las na prática.

7. Não tenha medo de dar sugestões

O medo de compartilhar ideias e sugerir soluções para os problemas da empresa é uma barreira à proatividade.

Portanto, faça contribuições, dialogue com colegas e superiores e exponha o seu ponto de vista.

8. Separe as pessoas dos problemas

Em um artigo para a revista Forbes, a coach de liderança Tracey Grove destaca que se concentrar no problema, e não nas personalidades por trás deles, ajuda o profissional a encontrar soluções sem envolver ataques pessoais e a ser mais proativo. 

“O foco no compartilhamento de informações e na construção de relacionamentos nos prepara para os desafios inevitáveis ??que surgem no trabalho”, aponta a autora.

Agora que você já sabe como ser mais proativo no trabalho, que tal implementar esse passo a passo na sua carreira?

Assim, você ganha uma performance melhor e tem mais chances de se destacar em um mercado competitivo.

Fonte: https://blog.revelo.com.br/como-ser-mais-proativo/

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