A rotina de trabalho dos tempos modernos está cada vez mais atrelada ao uso de computadores e outras tecnologias que nos deixam presos a cadeiras por horas a fio. Esse comodismo veio com um revés para a nossa geração: estamos cada vez mais sedentários.

Uma pesquisa feita pela British Heart Foundation e pelo grupo Get Britain Standing constatou que, dentre os 2 mil entrevistados, 45% das mulheres e 37% dos homens passam menos de 30 minutos em pé por dia enquanto estão no trabalho. Os dados são preocupantes, pois todo esse sedentarismo representa uma forte queda na qualidade de vida e saúde das pessoas.

O sedentarismo é um grande vilão para o desencadeamento de doenças coronárias, de diabetes, de obesidade, de aumento no stress e, até mesmo de câncer e depressão.

Confira algumas dicas muito simples de se executar no dia a dia para diminuir o sedentarismo no ambiente de trabalho.

Ir a pé ou de bicicleta ao trabalho

Além de ser uma boa opção para aliviar o problema de mobilidade urbana nos grandes centros e contribuir para o meio ambiente, usar a bicicleta ou até mesmo suas próprias pernas para se locomover até o trabalho traz benefícios imensos à saúde.

Usar escadas

Chegou ao trabalho? Não custa se esforçar um pouco mais e subir de escadas. É um ótimo exercício aeróbico que queima gorduras, melhora a saúde cardiovascular e reduz a celulite. Pesquisas apontam que descer e subir escadas, mantendo um bom ritmo, durante uma hora pode queimar até 500 calorias. Que tal “parcelar” essas subidas e descidas durante o dia?

Fazer alongamentos

Para e fazer pausas de 30 em 30 minutos para alongar, levantar da cadeira e descansar os olhos é uma maneira simples de combater a inércia. Aproveite também para prestar atenção na postura com que se senta.

Circular

Precisa enviar um recado a um colega? Levante-se e vá até a mesa dele. Deu sede? Vá até a cozinha ou refeitório buscar água. Procure circular o máximo possível, além de fazer bem para a saúde do corpo, essa atividade ajuda a estreitar os laços no ambiente de trabalho.

Envolva os colegas nessa mudança de comportamento

Proponha que reuniões sejam feitas em pé ou em pequenas caminhadas, quando possível. Participe da ginástica laboral e estimule seus colegas a fazerem o mesmo. Quando nos envolvemos em atividades com mais pessoas nos sentimos motivados a continuar.

Fonte: Mundo Carreira