Uma pesquisa da Universidade de Stanford fez revelações curiosas sobre aprendizado e rendimento. Segundo o estudo, não se deve parar de aprender nunca: adquirir conhecimento é tão importante quanto o que você aprendeu. Um dos maiores erros de quem já possui uma carreira consolidada é acreditar que não é precisa aprender mais nada — isso vai fazer o seu desempenho despencar.

 Os pesquisadores descobriram que o aprendizado tem um efeito físico no cérebro semelhante ao que exercícios têm nos músculos do corpo. Aprender, portanto, é importante para conseguir alcançar seu potencial máximo.

Contudo, nem todo mundo consegue reservar um tempinho na agenda para adquirir um novo conhecimento. Pensando nisso, o Fórum Econômico Mundial indicou uma série de habilidades que podem ajudar a compensar essa falta de tempo e manter o aprendizado em dia. Confira:

Inteligência emocional

A inteligência emocional é a habilidade de entender suas próprias emoções (e a dos outros) e sua capacidade de usar a consciência para gerenciar seu comportamento e relacionamento. Uma pesquisa feita pelo TalentSmart descobriu que a inteligência emocional é responsável por 58% do sucesso em todos os tipos de empregos. Naturalmente, as pessoas com um alto nível de inteligência emocional ganham mais dinheiro, são mais felizes e menos estressadas.

Gerenciamento de tempo

Uma das falhas que mais impede um controle ideal do tempo é a “tirania da urgência”, aquela tendência de fazer pequenas tarefas agora e ir deixando o que realmente importa para depois. Ao fazer isso, você acaba passando muito tempo “apagando incêndios” do dia a dia em vez de fazer o que é importante. Aprender a gerenciar seu tempo vai permitir que você atinja seu mais alto nível de produtividade.

Saiba ouvir

Muitas vezes, pensamos que estamos ouvindo algo, mas estamos pensando apenas no que iremos dizer a seguir. Ouvir de verdade é quando focamos unicamente no que a outra pessoa está dizendo e esquecemos do resto. Aprender a se concentrar e entender o que está sendo dito é uma das habilidades mais importantes que você pode desenvolver.
Além das palavras, existem informações importantes em que você pode prestar atenção, como o tom de voz de alguém ou a linguagem corporal.

Fale mais “não”

Pesquisas feitas pela Universidade da Califórnia mostraram que quanto menos você diz “não”, maiores são as chances se sentir estressado, cansado e até depressivo. Dizer “não” a um compromisso permite que você faça o seu trabalho sem ter de se preocupar com problemas alheios se acumulando sobre a sua mesa.

Peça ajuda

Pode parecer contraintuitivo dizer que pedir ajuda é uma habilidade, mas acredite: é preciso ser muito confiante e humilde para admitir que precisa de uma força. A última coisa que um chefe quer é ter funcionários que caminhando sem direção porque são orgulhosos demais para admitir que não sabem o que estão fazendo. Reconhecer quando você precisa, ter coragem para pedir e aceitar a ajuda são habilidades extremamente valiosas.

Durma bem

Uma pesquisa recente da Universidade de Rochester, nos EUA, demonstrou o quanto é importante der uma boa noite de sono. O estudo revelou que, quando dormimos, nosso cérebro remove proteínas tóxicas, subprodutos da atividade neural que surgem quando você está acordado. A questão é que seu cérebro só pode remover essas toxinas quando você dorme o suficiente, caso contrário elas ficaram lá causando danos que podem até mesmo prejudicar a capacidade de pensar.

Saiba quando ficar quieto

Contar tudo o que você está sentindo para um colega talvez faça bem momentaneamente, mas os reflexos disso na sua relação com o companheiro de trabalho podem ser extremamente prejudiciais — principalmente se durante esse desabafo você acabar descontando seus problemas na outra pessoa.

Tome iniciativa

Iniciativa é uma habilidade que te levará longe. Mas pode não ser tão fácil assim conseguir colocá-la em pratica. Para conseguir alcançar esse objetivo, é preciso assumir riscos e sair da zona de conforto.

Seja positivo

Manter a positividade é um desafio diário que requer foco e atenção. Quanto maior o desafio, mais difícil será manter essa habilidade de pé. O maior obstáculo para isso é o nosso cérebro. Ele é programado para combater as ameaças que surgem no dia a dia. Quando uma ameaça é real, este mecanismo ajuda muito, porém, quando ela é imaginada você pode ficar empacado em um projeto que acredita que irá falhar, fazendo com que a visão da realidade seja comprometida.

Fonte: Época Negócios