Vergonha, timidez e medo de falar em público é um problema que muitas vezes atrapalha na hora da busca por um emprego.

É importante que a confiança esteja em suas palavras, como também em seus gestos, para que o recrutador, durante a entrevista de emprego, veja que está diante de alguém determinado e que irá trazer algo bom para a empresa.

Deve-se sempre olhar no olho e nunca desviar o olhar ou olhar para o teto, isso torna a conversa pouco confiável. Segurança, no entanto, não é prepotência – a humildade também é uma virtude.

Ter medo é algo desnecessário e que você pode tentar encarar de uma outra forma, já que, se você chegou até essa etapa, deve, então, encará-la como uma grande oportunidade!

Para que você se livre de qualquer receio e tenha êxito, veja algumas dicas sobre o que NÃO devemos fazer e como se portar numa situação como essa:

Ao se comunicar verbalmente:

• Falar muito baixo ou muito alto.
• Falar muito depressa ou muito devagar.
• Falar com voz estridente.
• Falar em tom monótono, sem modulação.
• Usar muitos termos estrangeiros.
• Pronunciar incorretamente os termos estrangeiros.
• Ser repetitivo(a).
• Expressar-se sem objetividade e clareza.
• Usar termos técnicos para um público leigo.
• Usar argumentos inconsistentes e genéricos.
• Perder-se em detalhes.
• Utilizar vícios de linguagem, como: ‘Tá?’; ‘Né?’; ‘Ok?’; ‘Certo?’; ‘Entendeu?’; ‘Percebe?’; ‘É isso aí!’; ‘Tipo assim… ‘; ‘A gente’; ‘Acho que… ‘. A nível de “…

Ao manter a postura, não se deve:

• Manipular objetos (caneta, chaveiro, crachá, gravata etc.).
• Ajeitar constantemente os cabelos e os óculos.
• Coçar-se.
• Prender as mãos nas costas.
• Roer unhas.
• Cruzar os braços.
• Enfiar as mãos nos bolsos.
• Apoiar as mãos na cintura.
• Apoiar-se nos móveis.
• Olhar para o chão ou para o teto.
• Olhar muitas vezes para o relógio.

Dica:

Apresente-se em casa para os familiares ou amigos. Você também pode treinar sozinho em frente ao espelho. O importante é identificar quais deses erros está cometendo ao ser avaliado, e treinar a forma correta de se portar na entrevista.

Isso faz com que você se acostume aos movimentos corretos e chegue bem mais tranquilo e confiante à entrevista de emprego.

Boa sorte! ?

Fonte: Carreiras