Na manhã desta terça-feira (6), capital baiana teve procura intensa pelos imunizantes nas filas dos postos de vacinação.

A aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 foi suspensa em Salvador no início da tarde desta terça-feira (6) por falta de imunizantes, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Antes do anúncio do órgão, capital baiana teve procura intensa pelos imunizantes nas filas dos postos de vacinação.

De acordo com a SMS, a pasta adotou a estratégia de escalonamento da faixa etária com o objetivo de adequar o quantitativo de pessoas habilitadas para receber a vacina de acordo com o estoque remanescente no município para evitar a formação de grandes filas.

No entanto, o órgão relatou que o número significativo de pessoas com mais de 42 anos que buscaram as unidades para imunização gerou transtornos em alguns pontos de vacinação.

Fila para vacinação na Vila Militar, em Salvador, nesta terça-feira — Foto: Arquivo pessoal

Das cerca de 6.400 pessoas que receberam a 1º dose dos imunizantes nesta terça-feira (6) na cidade, 3.648 indivíduos estavam com a faixa etária superior ao público habilitado, ou seja, mais da metade dos vacinados tiveram poderiam ter se vacinado em dias anteriores.

A SMS informou que a previsão é de retomar a estratégia de imunização com o recebimento de novo lote de enviado pelo governo federal. O órgão também relatou que aguarda posicionamento do Ministério da Saúde sobre a data de envio das vacinas.

Procura intensa nesta terça

https://globoplay.globo.com/v/9663725/

Na manhã desta terça, Salvador teve manhã de intensa procura por vacinas contra a Covid-19. Todas as bases de imunização para aplicação de primeiras doses registraram longas filas, tanto no sistema drive-thru, quanto nos pontos fixos.

Além da aglomeração formada nos pontos de vacinação, a capital está com o tempo instável e muitas pessoas acabaram tomando chuva, enquanto esperavam para se vacinar.

Os locais que registraram longas filas por drive-thru foram:

  • Vila Militar (Dendezeiros) – Vacinação por idade;
  • 5º Centro de Saúde Clementino Fraga – Vacinação por idade;
  • Atakadão Atakarejo – Vacinação por idade;
  • Arena Fonte Nova – Vacinação por idade;
  • Centro de Convenções – Vacinação por idade;
  • Shopping da Bahia – Gestantes, puérperas e lactantes.

Já os pontos fixos, que também registraram filas intensas foram:

  • Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras V – Vacinação por idade;
  • 5º Centro de Saúde Clementino Fraga – Vacinação por idade;
  • Clube dos Oficiais da Polícia Militar – Vacinação por idade;
  • USF Plataforma – Vacinação por idade.

Mais cedo, a prefeitura de Salvador já tinha anunciado a suspensão da aplicação da vacina contra a Covid-19 nas ilhas de Paramana e Bom Jesus dos Passos, nesta terça. O adiamento ocorreu por causa do mau tempo que atinge a capital baiana e impossibilitou a travessia da embarcação que estava levando as doses dos imunizantes às localidades.

Fonte: G1 Globo