• O que é um teste vocacional?

  • O teste vocacional é um tipo de avaliação de personalidade que tem por objetivo identificar e quantificar a presença de determinadas características psicológicas e de personalidade em uma determinada pessoa. No caso do teste vocacional, também chamado de orientação profissional, as características a serem percebidas estão vinculadas ao perfil profissional que uma determinada pessoa apresenta e em qual perfil profissional e carreira ela tenderá a se identificar.
  • A quem ou qual grupo o teste é direcionado?

  • Na maioria das vezes, o teste vocacional é realizado com jovens vestibulandos porque costumam ficar em dúvida sobre qual profissão devem escolher e, como esta é uma decisão fundamental em suas vidas, acabam por procurar orientação profissional. Todavia, o teste vocacional também é indicado para pessoas que já possuem uma vida no mercado de trabalho mas encontram-se insatisfeitas com a sua profissão. Neste caso, o teste vocacional auxiliará a pessoa na busca por uma nova profissão e recolocação profissional.
  • Como é feita a aplicação do teste vocacional?

  • A aplicação do teste vocacional, bem como qualquer tipo de avaliação de personalidade, só pode ser realizada por um psicólogo; isso porque, por lei, os testes psicológicos compõem um tipo de técnica exclusiva da psicologia e só podem ser utilizados por quem possui essa formação. Além disso, a forma como se realizará esse processo de orientação vocacional/profissional dependerá muito da forma de trabalho do psicólogo que aplicará o teste.
  • Qual o propósito e finalidade do teste?

  • Os testes vocacionais podem ser aplicados tanto em grupo quanto individualmente, entretanto, é fundamental que eles não sejam utilizados como técnica exclusiva de orientação profissional e que, paralelo ao uso dos testes, o psicólogo também realize alguns contatos com o indivíduo a ter o seu perfil profissional analisado, podendo ser feitas algumas entrevistas ou dinâmicas de grupo a fim de agregar ao resultado dos testes outras informações relevantes para a conclusão final.
  • Quem pode aplicar o teste vocacional?

  • É válido ressaltar que os testes vocacionais feitos por profissionais sérios e responsáveis não indicarão especificamente qual profissão uma pessoa deverá seguir, visto que eles não são determinantes para uma pessoa. Na realidade, os testes vocacionais deverão vir acompanhados de relatórios ou laudos que indiquem o perfil de trabalho compatível com as características psicológicas e de personalidades apresentadas por uma pessoa. Assim, a orientação profissional apontará um caminho de possibilidades a trilhar, permitindo que a pessoa descubra qual a sua área de identificação, mas jamais dará uma resposta determinante sobre o futuro profissional de alguém.

    Fonte: Familia.com