Lançado no Brasil em 21 de maio, o serviço de concessão automática do INSS já recebeu 32 mil solicitações automáticas de aposentadoria e 40 mil pedidos de salário-maternidade urbanos. De acordo com o Governo, foram 72 mil solicitações de benefício, e destes, 10,5 mil foram concedidas imediatamente. As demais 62,5 mil solicitações que ainda não foram atendidas precisarão passar por análise técnica, o que o INSS espera concluir em até dois meses.

Chefe substituto da Divisão de Atendimento do INSS, Jair Guerra explicou que os dados são referentes ao levantamento realizado no dia 7 de junho, e ainda poderá sofrer alterações, pois há regiões onde o sistema ainda está passando por ajustes, como no acesso às informações do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC). “Ainda há casos de demora na leitura de certidões de nascimento do SIRC”, explicou Guerra, completando que sem a comprovação de todos os quesitos, o pedido fica suspenso em análise.

A meta do Governo é modernizar o procedimento e reduzir em até 20% o atendimento presencial nas agências, mas o levantamento ainda não permite uma avaliação que identifique as demandas de cada região e suas respectivas dificuldades.

O INSS reitera que o objetivo do novo serviço não é eliminar as demais formas de atendimento, mas criar alternativas para quem tem acesso à internet, abrindo espaço para quem necessita de atendimento presencial. Os pedidos podem ser feitos via internet, pelo app Meu INSS ou no telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 às 22 horas.

Este artigo foi produzido pela Curriculum.com.br.