Segundo o secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, os idosos da ilha vão receber doses dos imunizantes da AstraZeneca ou da Pfizer, independentemente da vacina recebida na primeira aplicação. Testes devem começar em agosto.

https://globoplay.globo.com/v/9772864/

O secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, confirmou nesta segunda-feira (16) que vai dar início aos testes para a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid no município. Os primeiros a receberem as doses de reforço serão os idosos de Paquetá, na Zona Norte do Rio.

O secretário também disse que os testes na ilha devem acontecer ainda no mês de agosto e com os imunizantes da AstraZeneca ou da Pfizer, independentemente da vacina recebida na primeira aplicação.

“Está confirmado. Vamos ter a terceira dose da vacina para os idosos em Paquetá. Independente da vacina que a pessoa tenha tomada na primeira dose”, disse Soranz ao G1.

No último domingo (15), a Prefeitura do Rio, em parceria com a Fiocruz, realizou a terceira fase da vacinação em massa contra a Covid em Paquetá.

O projeto batizado de “PaqueTá Vacinada” tem como planejamento a vacinação de mais de 4,7 mil pessoas, entre adolescentes e adultos.

Na última sexta-feira (13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encaminhou um ofício à Pfizer pedindo esclarecimentos sobre estudos de terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Segundo a Anvisa, o objetivo é analisar os dados que embasaram a decisão da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) em autorizar a aplicação da terceira dose do imunizante em pacientes transplantados ou imunocomprometidos. O órgão norte-americano fez o anúncio na quinta-feira (12).

Em julho, a Anvisa autorizou que os laboratórios Pfizer e AstraZeneca investigassem efeitos e necessidades de uma dose extra contra a Covid-19. Os estudos estão em andamento em pelo menos cinco estados.

Recorde de doses

O Rio de Janeiro bateu no último sábado (14) o recorde de vacinas aplicadas em um só dia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram 98 mil doses distribuídas, majoritariamente para cariocas de 23 anos.

“É a galera dos 20 anos sem medo de ser feliz!”, postou o prefeito Eduardo Paes (PSD) na manhã deste domingo (15).

Segundo o secretário Daniel Soranz, o calendário de vacinação desta semana está mantido.

“Essa semana não tá prevista interrupção. O Ministério da Saúde já se comprometeu a mandar mais 270 mil doses pra que a gente possa ter a semana transcorrendo normalmente e finalizar o público de 18 anos ou mais com a primeira dose de vacinação aqui na cidade do Rio de Janeiro”, explicou Soranz.

Até o fim da semana, todas as pessoas com 18 anos ou mais devem receber a primeira aplicação. De acordo com o município, os adolescentes devem começar a ser vacinados logo em seguida.

  • Segunda (16): 22 anos;
  • Terça (17): 21 anos;
  • Quarta (18): 20 anos;
  • Quinta (19): 19 anos;
  • Sexta (20): 18 anos.

A prefeitura também faz repescagem todos os dias para:

  • Cariocas com 30 anos ou mais;
  • Pessoas com deficiência;
  • Gestantes, puérperas e lactantes adultas.

Esse público deve ir preferencialmente à tarde.

Calendário de vacinação no Rio para a semana de 16 a 22 de agosto — Foto: Reprodução

Fonte: G1 Globo

Cadastre ou atualize seu currículo na Curriculum: https://www.curriculum.com.br/01_10.asp