A Receita Federal liberou na sexta-feira, 8 de junho, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda para Pessoas Físicas. Mais de 2,4 milhões de contribuintes terão acesso ao crédito a ser liberado em 15 de junho, totalizando mais de R$ 4,8 bilhões a serem devolvidos.

Para consultar a liberação da declaração, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o 146, onde será possível verificar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nos casos citados, o contribuinte poderá avaliar as inconsistências e fazer a regularização, mediante entrega de ratificação.

O primeiro grupo a receber o lote de restituição é composto por idosos acima de 80 anos, parcela que corresponde a cerca de 10% do total de contribuintes. Posteriormente, os contribuintes entre 60 e 79 anos, e portadores de deficiência física ou mental receberão seus créditos.

Consulta no Smartphone

Os dados da restituição também ficarão disponíveis no aplicativo da Receita Federal, onde é possível consultar às declarações e situação cadastral do CPF. Os dados ficam registrados no sistema durante um ano, e caso o contribuinte não resgate no prazo, deverá fazer um requerimento, pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no serviço Extrato do Processamento da Declaração do IR.

Se o valor da restituição não for creditado, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Este artigo foi produzido pela Curriculum.com.br.