Quem está desempregado e precisa agendar o seguro desemprego tem sofrido com a dificuldade para conseguir marcar uma data no site. Por causa desse problema, tem gente se aproveitando para vender vagas no sistema de agendamentodo site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Como mostrou o Bom Dia Rio desta quarta-feira (31), a pessoa oferece o agendamento do seguro desemprego por R$ 50 em um site. A negociação é toda feita pelo Whatsapp.

“Boa tarde. Cobro R$ 50 para agendar pro lugar mais próximo possível. Primeiro farei o agendamento. Quando eu fizer, será gerado um comprovante de agendamento. No comprovante vem seus dados, o local agendado e os documentos necessários. Você poderá conferir que está agendado pelo site. Depois disso, é só fazer um depósito pra mim”, diz a pessoa que vende as vagas ao ser questionada sobre o esquema.

O produtor da TV Globo, anonimamente, pergunta quais os dados são necessários para esse agendamento. O homem diz que precisa apenas do CPF e da data de nascimento. Ele diz ainda que depois que o agendamento for feito, dá para conferir pelo site ou pelo telefone,.

Em nota, o MTE disse que não tem como controlar a venda de vagas pelo aplicativo nas redes sociais e que as denúncias sobre isso devem ser feitas diretamente às autoridades competentes. O Ministério do Trabalho e Emprego afirma ainda que não tem problemas de agendamento e destacou que há mais de três mil vagas disponíveis, sendo 220 no município do Rio.

Fonte: G1