Alguns comportamentos ajudarão você em qualquer área de atuação. A seguir, sete exemplos:

 

Suas habilidades são uma moeda de troca no mundo corporativo. Quanto mais capacidades você tem, mais valoroso é como profissional. Você será mais atrativo para mais empregadores em potencial se estiver apto a ajudá-los a ganhar mais dinheiro. E, quanto mais isso for uma realidade, mais chances você tem de ocupar a posição que considera ideal em uma empresa.

As sete habilidades listadas a seguir servem como pilares para qualquer indivíduo em qualquer cargo. Elas foram publicadas na revista Inc., por Jayson Demers, fundador e CEO da AudienceBloom, uma consultoria americana de marketing digital. Segundo ele, empresários procuram por essas capacidades quando entrevistam um candidato. Elas são a base mais importante para qualquer conjunto de competências técnicas específicas a uma área de atuação. Além disso, ele afirma que profissionais com essas habilidades quase sempre se dão melhor com seus pares.

1. Comunicação efetiva

Não importa quem você seja, onde trabalha ou em que área atua. A comunicação sempre será um fator crítico para o seu sucesso. Ela pode estar relacionada ao fornecimento de informações para um cliente, a falar suas necessidades para um supervisor ou colaborar ou até com seus pares.

A comunicação pode ser mais frequente por telefone, dependendo de sua função. Ou mais por escrito ou ainda por conversar olho no olho. No mundo de hoje, as formas de comunicação são diversas. Mas as habilidades básicas para garantir o sucesso dessa comunicação são fundamentais.

O importante é dizer o que quer dizer de forma concisa, precisa e apropriada. Para cada caso, reflita um pouco sobre qual o melhor meio de comunicação para fazer sua mensagem chegar com mais eficiência.

2. Organização e gerenciamento

Habilidades de organização ajudam você a lidar melhor com responsabilidades e executá-las com propriedade. Ser organizado significa ter mais chances de chegar ao trabalho na hora, priorizando suas tarefas efetivamente e buscando soluções para os problemas – antes mesmo de eles se tornarem problemas.

Habilidades de administração, por sua vez, são úteis em qualquer posição. Por exemplo, ajudará você a gerenciar melhor suas fontes, tempo e carga de trabalho. Sem habilidades de organização e gerenciamento, mesmo os mais capazes dos funcionários às vezes ficarão aquém das expectativas ou cometerão erros.

3. Negociação

A habilidade de negociar é soma de quantidades iguais de persuasão e confiança. É uma ferramenta útil em quase todas as funções. Durante um processo seletivo, essa capacidade pode garantir que você conseguirá a melhor posição possível. Por exemplo, se você negocia firmemente, pode receber um salário mais alto ou benefícios mais competitivos.

No dia a dia de trabalho, você pode usar as habilidades de negociação para propósitos óbvios como captação de novos clientes ou para fechar acordos com potenciais parceiros. Mas também pode negociar na hora de conseguir uma ajuda fundamental de última hora, quando precisar eliminar pontos de resistência na equipe e para diminuir os custos totais de uma operação.

4. Pensamento critico

Essa habilidade permite que, em um processo de solução de problema, você encontre e direcione potenciais fraquezas ou pontos de falha dos assuntos e ambientes. Isso permite soluções mais criativas, avaliações mais rápidas de situações ruins e maior reconhecimento de padrões em grandes sistemas.

Pensadores críticos são capazes de reconhecer, analisar e resolver problemas sem muita – ou nenhuma – influência de fora, e estão sempre à procura de melhorias nos sistemas.

5. Trabalho em equipe e capacidade de delegar

Algumas posições, de nível gerencial mais baixo, dependem mais da capacidade de trabalhar em equipe e delegar funções do que de outras habilidades. No início da carreira, essa habilidade pode significar colaborar com seus supervisores e com alguns pares.

Com o passar do tempo e ascensão profissional, porém, isso significa delegar tarefas para os seus subordinados. Sabendo como trabalhar com outras pessoas efetivamente e como administrar as fortalezas de cada indivíduo você estará armado de uma habilidade chave para o sucesso em qualquer área. Quanto melhor você souber como trabalhar em grupos, mais apto estará para performances coletivas. Sem habilidades de trabalho em grupo, você vai acabar jogando a operação para baixo.

6. Pesquisa e análise

Habilidades de pesquisa e análise são importantes para o desempenho de praticamente qualquer posição considerável. Comerciantes e marketeiros precisam pesquisar e analisar a possível efetividade de suas ações e campanhas. Vendedores precisam liderar pesquisas e análises. Engenheiros precisam pesquisar e analisar potenciais tecnologias. Mesmo secretárias precisam pesquisar e analisar vários planos de viagem. Estar apto para rapidamente encontrar as informações, revisá-las e reconhecer os principais padrões é essencial para praticamente qualquer cargo de trabalho.

7. Autoconfiança

A confiança pode parecer um traço de personalidade, mas pode ser adquirida, afiada e desenvolvida como outras habilidades. Você pode ampliar sua confiança em algumas áreas por meio de pura prática. Quanto mais vezes você repete uma ação, mais confiante ficará ao executá-la.

Há casos em que a confiança é consequência de seus hábitos. Por exemplo, se você trabalha aperfeiçoando sua linguagem corporal e eloquência e cultiva pensamentos positivos, vai naturalmente se tornar uma pessoa mais confiante. Com isso, sentirá mais segurança ao desenvolver tarefas no dia a dia. Confiança leva a mais respeito, mais precisão e mais eficiência aos olhos de quem está ao seu redor.

Algumas dessas sete habilidades se desenvolvem naturalmente ao longo dos anos, com o ganho de experiência no mundo profissional. A maior parte, no entanto, necessita dedicação e disciplina de prática. Você precisará buscar, adquirir e lapidar essas habilidades. Procure melhorar cada uma dessas áreas individualmente, e maximize suas chances de ser contratado e bem-sucedido na posição que deseja.

Fonte: Época Negócios