Como todos os meses, o Estudar Fora compilou as melhores bolsas com inscrições abertas, para que você não perca tempo e nem prazos! A seleção de outubro inclui bolsas para estudar em sete países diferentes na graduação, apoio financeiro para fazer MBA nos Estados Unidos e bolsas Chevening e Endeavour para pós-graduação no exterior.

Bolsas com inscrições abertas para Cursos Curtos e Graduação

Bolsa de graduação para brasileiros na Universidade Minerva

A Universidade Minerva, em parceria com a Fundação Estudar, está oferecendo uma bolsa de estudos integral que cobre os quatro anos do curso de graduação na instituição. A bolsa inclui os custos de anuidade e moradia do estudante, podendo chegar a 40 mil dólares. A candidatura é feita em rodadas, e o próximo prazo se encerra no dia 1 de novembro. Entretanto, vale lembrar que as applications serão processadas à medida em que forem recebidas. Ou seja, quem se candidatar mais cedo tem mais chances de ser selecionado para a bolsa da Universidade Minerva.

O benefício é destinado a estudantes brasileiros que comprovem que não têm condições de arcar com o valor da anuidade. Então, se você é curioso, domina inglês, possui um bom histórico acadêmico e atividades extracurriculares relevantes, inscreva-se!

12 bolsas para brasileiros em cursos curtos nos Estados Unidos

Os cursos de curta duração podem ser uma opção para desenvolver habilidades profissionais e melhorar o currículo. O LAIOB (Latin America Institute of Business) também acredita nisto e, por isso, oferece bolsas de estudo para jovens sul-americanos em cursos de curta duração em universidades de excelência nos Estados Unidos. Para a edição de julho de 2019, estão sendo oferecidas 12 bolsas LAIOB no total – sendo 4 integrais e 8 parciais. As inscrições vão até 28 de outubro!

University of British Columbia oferece bolsas de graduação

A University of British Columbia, no Canadá, está entre as melhores instituições do país em rankings internacionais. Para permitir que mais estudantes tenham acesso às salas de aula de lá, a universidade disponibiliza uma série de bolsas. Duas delas valem para graduação e recebem inscrições até o dia 15 de janeiro de 2019. São a International Major Entrance Scholarship e o Outstanding International Student Award.

Os valores das bolsas variam de acordo com o ano, e a instituição de ensino não informa detalhes para essa edição. Em termos gerais, a University of British Columbia, no Canadá, concede 21 milhões de dólares em apoio financeiro para graduação.

Bolsas para brasileiros em graduação e pós na Nova Zelândia

A Universidade de Massey, na Nova Zelândia, disponibiliza bolsas parciais para candidatos estrangeiros em seus cursos de graduação e pós. Os prazos para candidatura variam, de acordo com a área de formação. Para quem deseja estudar negócios, é dia 30 de novembro. Já os interessados em Humanidades têm como data limite o dia 1 de dezembro.

Não há, entretanto, um número já definido de bolsas a serem concedidas. Ou seja, a decisão ficará a cargo de um comitê, que selecionará alunos com base, principalmente, em desempenho acadêmico.

Prêmio “Viva seu sonho” concede bolsas de estudo para mulheres

A proposta não poderia ser mais direta: fazer com que mulheres vivam seus sonhos e garantir os meios para isso. O Prêmio Viva Seu Sonho, da Soroptimist (ou, no nome em português, a Soroptimista Internacional das Américas), está com inscrições abertas até 15 de novembro.

Os prêmios são direcionados a mulheres que sejam mães, chefes de família, tenham baixa renda e estejam cursando ou tenham sido aceitas em cursos de graduação. Aquelas que são contempladas pela premiação recebem de 3 a 10 mil dólares.

Universidade Sheffield Hallam oferece bolsas de graduação e mestrado no Reino Unido

Estão abertas até 1 de novembro as inscrições para bolsas Transform Together, da Universidade Sheffield Hallam. Localizada no Reino Unido, a instituição de ensino oferece desconto de 50% no valor da anuidade para cursos de graduação e pós-graduação.

O programa vale para cursos que se iniciem em janeiro de 2019 e as bolsas são renováveis para cada ano da graduação, contanto que o estudante apresente bom desempenho.

Bolsas com inscrições abertas para Pós-Graduação

Bill Gates oferece 90 bolsas de pós-graduação em Cambridge

A Universidade de Cambridge, na Inglaterra, anunciou hoje a abertura das inscrições para a Gates Cambridge Scholarship. O programa, financiado pela Bill & Melinda Gates Foundation, oferece 90 bolsas de estudo integrais, divididas entre programas de PhD (com três anos de duração), mestrados (dois anos), MBA e pós-graduação (um ano).

As bolsas cobrem todos os custos relacionados aos estudos na universidade, além de passagens aéreas, seguro saúde e uma ajuda custo que pode chegar a 17.500 libras anuais. Estudantes que tenham filhos podem se candidatar a receber ainda um valor extra – de 10.120 libras para o primeiro filho e 4.320 para o segundo. As inscrições vão até o dia 5 de dezembro, para cursos em início em outubro de 2018.

Inscrições abertas para bolsas de mestrado da Yenching Academy

Estão abertas até dia 7 de dezembro as inscrições para as bolsas de mestrado na Yenching Academy, que faz parte da Universidade de Pequim. Ao todo, são 125 bolsas disponíveis.

O programa, todo ministrado em inglês, contempla pesquisas sobre a China e também sua relação com outros países. Os estudos devem contemplar uma das seis áreas da Yenching Academy: Política e Relações Internacionais, Filosofia e Religião, Literatura e Cultura, Direito e Sociedade, História e Arqueologia, e Economia e Gestão.

250 bolsas para PhD nas melhores universidades de Hong Kong

Com o objetivo de atrair talentos globais para realizar seu PhD em Hong Kong, o Hong Kong PhD Fellowship Scheme (HKPFS) oferecerá 250 bolsas em sua edição de 2019. As inscrições podem ser feitas até 3 de dezembro.

A bolsa, que cobre os três anos de estudo e pesquisa, oferece um auxílio anual de 301 mil HKS – aproximadamente 38 mil dólares americanos – além de um fundo para pesquisa de 12 mil HKS – ou 1600 dólares.

Universidade de Oxford lança bolsas para pós-graduação

As bolsas Oxford-Weidenfeld and Hoffmann, lançadas pela universidade britânica em 2015, estão com inscrições abertas até janeiro de 2018. Dependendo do curso, o prazo vai até dia 11 ou até dia 25. A iniciativa foca candidatos da pós-graduação que tenham desempenho acadêmico excelente e cujos projetos de pesquisa visem resolver questões sociais atuais.

Universidade de Twente oferece 50 bolsas de mestrado

A Universidade de Twente, localizada na Holanda, abriu inscrições para suas bolsas de mestrado. São duas rodadas de seleção, e a primeira delas começa no dia 1 de outubro. Já a segunda recebe os candidatos a partir de 2 de fevereiro. Ao todo, serão 50 contemplados pelas bolsas de estudo.

O apoio financeiro varia entre 3 mil e 25 mil euros, a depender do estudante selecionado. A quantia pode ser usada pelo aluno para arcar com as despesas de manutenção no país, ou mesmo para tuition.

George Washington University lança bolsas de pós-graduação

Localizada nos Estados Unidos, a George Washington University lançou bolsas para programas de pós-graduação. Trata-se de uma fellowship com duração de até três anos, para mestrado, e até cinco, para doutorado. O prazo para candidaturas vai até 8 de fevereiro de 2019. O foco da iniciativa são estudantes que serão líderes em suas áreas de atuação, quando voltarem aos seus países de origem.

Bolsas Endeavour, da Austrália, abrem inscrições

O governo australiano está com inscrições abertas até o dia 15 de novembro para seu programa de bolsas de estudo integrais para especialização, mestrado, pesquisa e desenvolvimento profissional. As bolsas Endeavour – ou, formalmente, Endeavour Leadership Program – são integrais e oferecem a estudantes internacionais a oportunidade de estudar com todas as despesas pagas nas melhores instituições do país.

Todas as bolsas de estudo incluem, além de mensalidades do curso, custos de viagem de ida e volta, ajuda para alojamento e mais 3 mil dólares australianos. Há ainda seguro saúde, assistência pós-seleção e até um tutor em alguns casos. O valor total da bolsa é de US$ 140.500 para o mestrado e de US$ 272.500 para o doutorado.

Fundação Boustany oferece bolsas para MBA em Cambridge e em Harvard

Esta oportunidade é um sonho para muitas pessoas, sem sombra de dúvida! É que os MBA de Harvard e Cambridge estão entre os melhores do mundo. Agora, imagine poder estudar em uma dessas duas instituições com uma bolsa de estudos…

As bolsas Boustany MBA Harvard Scholarship e Cambridge Scholarship  são oferecidas a cada dois anos para os programas de MBA das duas instituições. As inscrições para 2019 já estão abertas e vão até 31 de maio de 2019.

Fundação oferece bolsas de doutorado para mulheres em exatas

A Fundação Schlumberger está com inscrições abertas até o dia 7 de novembro para o seu programa de bolsas, chamado Faculty for the Future Fellowship. Desde 2004, o programa oferece bolsas para mulheres de países em desenvolvimento que desejem fazer um PhD ou desenvolver pesquisa na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Também são elegíveis mulheres que desejem fazer o pós-doutorado no exterior.

As bolsas variam de acordo com as necessidades financeiras da estudante. Podem cobrir desde os valores de anuidade, como também custos de vida e passagens aéreas. Ao todo, o apoio financeiro pode somar 50 mil dólares americanos anuais.

Instituto seleciona pesquisadores para programa de até um ano nos Estados Unidos

O Instituto Smithsonian, localizado na cidade de Washington DC, está com inscrições abertas para quatro fellowships. Em programas que duram até um ano, candidatos selecionados desenvolvem pesquisa independente ou como parte de um doutorado. As inscrições vão até 1 de novembro e devem ser feitas online.

São elegíveis candidatos de qualquer lugar do mundo, que tenham interesses de pesquisa relacionados ao acervo do Smithsonian e que apresentem bom nível de proficiência em inglês. Há, ainda, uma lista de áreas contempladas pelas fellowships. Entre elas, estão astrofísica, paleontologia, história da ciência e biologia molecular.

Bolsas de pós-graduação para mulheres em universidades americanas

A bolsa para mulheres criada pela American Association of University Women (AAUW) está com inscrições abertas até o dia 15 de novembro. A instituição é líder, nos Estados Unidos, na promoção de igualdade e educação para meninas e mulheres. Todos os anos, são concedidas cinco bolsas para estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado.  

Segundo o site oficial da AAUW, a preferência é dada às candidatas que trabalhem em prol da igualdade de gênero, seja em sua carreira profissional, seja em atividades comunitárias. As estudantes devem ter desempenho acadêmico exemplar e perfil de liderança em sua área de atuação, como negócios, academia e indústria.

Programa Chevening lança bolsas para profissionais de artes e cultura

O programa Chevening, do governo do Reino Unido, abriu inscrições para uma fellowship voltada a profissionais de arte e cultura. A iniciativa, batizada de Clore Leadership Fellowship, existe há 14 anos e selecionará, nesta edição, seis líderes de tais áreas. O prazo para candidaturas vai até 6 de novembro.

Como prêmio, a Clore Leadership Fellowship oferece 14 mil libras aos profissionais escolhidos, que devem ser usados durante o ano de duração do programa. Esse valor deve cobrir as despesas de manutenção do estudante no Reino Unido, passagens de ida e volta, cursos, conferências e treinamentos.

Um dos 10 melhores programas de MBA dos Estados Unidos oferece bolsas para brasileiros

A Marshall School of Business da University of Southern California (USC) está oferecendo três bolsas para estudantes brasileiros interessados em cursar o seu programa de MBA internacional em 2019. As inscrições estão abertas até 15 de maio de 2019. Entretanto, é aconselhável que os candidatos interessados na bolsa se inscrevam o quanto antes.

As bolsas para MBA da USC são oferecidas para candidatos com alto potencial e podem chegar a 50 mil dólares. Os alunos selecionados também receberão auxílio moradia, que pode chegar a 15 mil dólares para quem viaja com os filhos. No total, portanto, o valor da bolsa é de até 65 mil dólares.

Bolsas de mestrado na Universidade de Lausanne, na Suíça

Já pensou em fazer mestrado na Suíça? A Universidade de Lausanne está com inscrições abertas para bolsas da instituição. Há opções de cursos em francês e em inglês, e as inscrições podem ser feitas até o dia 1 de novembro.

Para concorrer, os candidatos devem escolher um dos programas de mestrado oferecidos pela UNIL. Vale lembrar que alguns deles não são elegíveis, como o Mestrado em Medicina e o Mestrado em Direito. Uma vez escolhido o curso, é necessário completar o formulário “UNIL Master’s Grant” e enviar sua candidatura com os documentos solicitados.

Governo do Canadá oferece bolsas de estudo para doutorado no país

O Programa Vanier Canada Graduate Scholarships é promovido pelo governo do Canadá para incentivar estudos de doutorado no país. Anualmente, são oferecidas mais de 160 bolsas no valor de 50 mil dólares canadenses para estudantes das áreas de ciências sociais, humanas, ciências da natureza, engenharia e saúde.

As inscrições para a próxima edição vão até 31 de outubro. Já os cursos, por sua vez, começam em maio ou setembro de 2019. O processo de candidatura à bolsa ocorre em duas etapas distintas. Primeiramente, o aluno é aceito pela instituição de ensino em território canadense. Então, informa à direção da universidade a sua intenção de concorrer às bolsas Vanier.

UNESCO seleciona pesquisadores para estudar no Japão

Estão abertas até 30 de novembro as inscrições para a fellowship Keizo Obuchi, uma iniciativa da UNESCO para pesquisadores de até 40 anos. O programa, desenvolvido em parceria com o governo do Japão, recrutará dez estudiosos para períodos de 3 a 9 meses em instituições japonesas.

Entretanto, só podem se candidatar profissionais que já possuam mestrado e atuem em áreas prioritárias. Este ano, os campos destacados pela UNESCO são: resolução de conflitos, diálogo intercultural, meio ambiente e tecnologias da comunicação e informação.

Fonte: EXAME