O mercado de trabalho promete se transformar bastante na próxima década. Se, por um lado, a previsão é de que um em cada três postos de trabalho seja substituído por tecnologia inteligente até 2025, a demanda por profissionais especialistas em tecnologia de ponta deve crescer exponencialmente.

Impressão 3D, realidade virtual, automação residencial, internet das coisas e computação na nuvem são, sem dúvida, alguns dos principais pilares das chamadas profissões do futuro.

A tecnologia é relativamente nova, mas, com novos materiais e impressoras mais modernas, a impressão 3D vem evoluindo muito rapidamente. O legal é que ainda há espaço para muita coisa ser feita. Quem trabalha com 3D acredita que, até 2025, a gente já vai ver a impressão 3D até na construção civil. Já imaginou, imprimir sua própria casa!

Atualmente, a indústria busca profissionais mistos com ânsia de aprender e acompanhar o crescimento da tecnologia; engenheiros, designers, matemáticos e até médicos já trabalham em empresas de impressão 3D – mas o espaço para ser ocupado neste setor ainda é enorme.

Instalador doméstico especialista em automação residencial também é um emprego que promete ser bastante popular lá em 2025. O Agaílton é um dos precursores na área – há 9 anos ele trabalha em uma empresa que desenvolve e instala soluções digitais para casas e escritórios inteligentes e automatizados.

Realidade virtual é outra área quente. A procura por gente que saiba desenvolver esses ambientes digitais também deve crescer bastante. O time para desenvolver uma aplicação de realidade virtual é grande: envolve designer, arquiteto, programador…todo mundo embarcado nesta nova realidade.

Como nos outros empregos do futuro que a gente comentou, ainda não existe um curso específico para quem quer trabalhar com realidade virtual, mas os requisitos são os mesmos: você tem que ser curioso e até meio autodidata para começar a mexer com essa tecnologia.

Quem saiu na frente e já trabalha com realidade virtual no Brasil, navega em um mar com pouquíssimos rivais. Mas, o outro lado dessa moeda é que o mercado ainda é bem pequeno. Mas, pode apostar: vale a pena insistir…o futuro virtual é pra lá de promissor.

Fonte: Olhar Digital

Em busca de novas oportunidades de trabalho?
Milhares de vagas esperam por você.
Clique aqui e boa sorte!