As palavras mais citadas por 20 grandes empresas do país na hora de definir o que buscam nos candidatos. Resultados, inovação, paixão e trabalho em equipe estão em destaque. Na ilustração, feita através do site Tagxedo.com, foram usadas as características mais citadas por 20 empresas consultadas pelo G1. As palavras mais lembradas aparecem proporcionalmente maiores.
Marta Cavallini e Pâmela Kometani
Quem procura emprego costuma se perguntar o que é preciso fazer para se sobressair entre os demais concorrentes e ganhar a tão sonhada vaga naquela empresa que sempre quis trabalhar. O G1 pediu para 20 grandes empresas do país para relacionar as características mais valorizadas dos profissionais. Veja na imagem abaixo a “nuvem” de palavras mais citadas pelas empresas. As palavras mais lembradas aparecem proporcionalmente maiores. Palavras similares foram padronizadas (exemplo: apaixonada/paixão; inovador/inovação).
As palavras mais citadas pelas companhias mostram que, em um mercado de trabalho competitivo e cada vez mais exigente em relação a qualificações, o candidato apaixonado pelo que faz, com visão e capacidade de inovar e conseguir resultados é o mais valorizado. Mas ele também precisa ter identificação com a cultura e os valores da empresa e também saber trabalhar em equipe.
Veja abaixo o que cada empresa respondeu:
Ambev
– Identificação com a cultura da empresa
– Espírito empreendedor
– Profissionais que gostem de ambiente informal, onde o talento de cada indivíduo é valorizado
Andrade Gutierrez
– Integrado e se reconhecer na cultura da empresa
– Disponível para mudanças e desenvolver múltiplas funções
– Autodesenvolvimento
– Dedicado às pessoas
Avon
– Visão de negócio e processos
– Líder que fomenta a diversidade
– Capacidade de execução para entrega de resultados
Bosch
– Capacidade de liderança
– Orientação para resultados e para o futuro
– Cooperação
– Comunicação
– Visão generalista
Boticário
– Alinhado com os valores da organização
– Capacidade de aprendizagem
– Estimulado pela busca constante por melhorias
Braskem
– Objetividade
– Determinação
– Criatividade e inovação
– Perfil alinhado com os valores da empresa
– Disposição para aprender, evoluir e superar resultados
Camargo Correa
– Formação sólida
– Boa capacidade de adaptação (disponibilidade de mudar de regiões)
– Comprometimento com a qualidade e inovação
Diageo
– Perfil não conformista, que assuma riscos e procure transformação para a evolução individual e em equipe
– Perfil que explore todo seu potencial e busque a superação, investindo no – autodesenvolvimento para entregar resultados cada vez melhores
– Afinidade com a cultura da companhia
-Flexibilidade
– Dinamismo
– Agilidade
– Otimismo e bom humor
– Paixão pelo que se faz
– Busca constante pela inovação
Electrolux
– Empreendedor
– Com autonomia
– Atitude positiva
– Foco em resultados
– Habilidade para construção de relacionamento interpessoal e rede de alianças
– Visão sistêmica: capacidade de entender o impacto dos resultados na empresa
Gerdau
– Comprometimento
– Orientação para resultados, ou seja, pessoas que buscam desafios e instigam a si mesmas e aos demais para atingi-los com consistência
– Busca por aperfeiçoamento constante por meio do autodesenvolvimento
– Profissionais que valorizem o trabalho em equipe, atuando de forma integrada entre as diversas áreas.
– Profissionais que atuam de acordo com os valores da empresa
Heineken
– Busca por novos desafios
– Apaixonado por nossas marcas
– Responsável com a sociedade e consumidores
Itaú Unibanco
– Paixão pela performance, mantendo o cliente como prioridade
– Trabalho em equipe, de forma ágil e descomplicada
– Que sonhe grande, tendo a inovação como inspiração
Nestlé
– Curioso
– Questionador
– Agilidade de aprendizagem
– Cooperação proativa
Procter & Gamble
– Liderança
– Flexibilidade
– Pensamento analítico
– Capacidade de comunicação oral e escrita
– Paixão por resultados
– Propriedade
– Honestidade
Roche Farmacêutica
– Inovação
– Bom humor
– Transparência
Souza Cruz
– Alta performance
– Inovação
– Comprometimento
Ticket
– Pessoas que se adequem à cultura da organização e à área com a vaga
– Pessoas com competências individuais relacionadas à gestão do conhecimento, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e inovação
– Conhecimento técnico e competências relevantes para a posição
Via Varejo
– Dinâmico
– Flexível para lidar com imprevistos do mercado e ágil para tomar decisões
– Dedicado
– Prático
– Gerador de resultados sustentáveis
Votorantim Cimentos
– Profissionais com visão estruturada de futuro
– Que construam laços de confiança e com coragem para encarar desafios e propor soluções.
– Pessoas apaixonadas, com senso de dono, que querem a cada dia fazer melhor, e o fazem com disciplina e com uma mente serena
White Martins
– Perfil inovador
– Perfil que goste de desafios
– Dinâmico
Fonte: G1