As palavras mais citadas por 20 grandes empresas do país na hora de definir o que buscam nos candidatos. Resultados, inovação, paixão e trabalho em equipe estão em destaque. Na ilustração, feita através do site Tagxedo.com, foram usadas as características mais citadas por 20 empresas consultadas pelo G1. As palavras mais lembradas aparecem proporcionalmente maiores.

Marta Cavallini e Pâmela Kometani

Quem procura emprego costuma se perguntar o que é preciso fazer para se sobressair entre os demais concorrentes e ganhar a tão sonhada vaga naquela empresa que sempre quis trabalhar. O G1 pediu para 20 grandes empresas do país para relacionar as características mais valorizadas dos profissionais. Veja na imagem abaixo a “nuvem” de palavras mais citadas pelas empresas. As palavras mais lembradas aparecem proporcionalmente maiores. Palavras similares foram padronizadas (exemplo: apaixonada/paixão; inovador/inovação).

As palavras mais citadas pelas companhias mostram que, em um mercado de trabalho competitivo e cada vez mais exigente em relação a qualificações, o candidato apaixonado pelo que faz, com visão e capacidade de inovar e conseguir resultados é o mais valorizado. Mas ele também precisa ter identificação com a cultura e os valores da empresa e também saber trabalhar em equipe.

Veja abaixo o que cada empresa respondeu:

Ambev

– Identificação com a cultura da empresa

– Espírito empreendedor

– Profissionais que gostem de ambiente informal, onde o talento de cada indivíduo é valorizado

Andrade Gutierrez

– Integrado e se reconhecer na cultura da empresa

– Disponível para mudanças e desenvolver múltiplas funções

– Autodesenvolvimento

– Dedicado às pessoas

Avon

– Visão de negócio e processos

– Líder que fomenta a diversidade

– Capacidade de execução para entrega de resultados

Bosch

– Capacidade de liderança

– Orientação para resultados e para o futuro

– Cooperação

– Comunicação

– Visão generalista

Boticário

– Alinhado com os valores da organização

– Capacidade de aprendizagem

– Estimulado pela busca constante por melhorias

Braskem

– Objetividade

– Determinação

– Criatividade e inovação

– Perfil alinhado com os valores da empresa

– Disposição para aprender, evoluir e superar resultados

Camargo Correa

– Formação sólida

– Boa capacidade de adaptação (disponibilidade de mudar de regiões)

– Comprometimento com a qualidade e inovação

Diageo

– Perfil não conformista, que assuma riscos e procure transformação para a evolução individual e em equipe

– Perfil que explore todo seu potencial e busque a superação, investindo no – autodesenvolvimento para entregar resultados cada vez melhores

– Afinidade com a cultura da companhia

-Flexibilidade

– Dinamismo

– Agilidade

– Otimismo e bom humor

– Paixão pelo que se faz

– Busca constante pela inovação

Electrolux

– Empreendedor

– Com autonomia

– Atitude positiva

– Foco em resultados

– Habilidade para construção de relacionamento interpessoal e rede de alianças

– Visão sistêmica: capacidade de entender o impacto dos resultados na empresa

Gerdau

– Comprometimento

– Orientação para resultados, ou seja, pessoas que buscam desafios e instigam a si mesmas e aos demais para atingi-los com consistência

– Busca por aperfeiçoamento constante por meio do autodesenvolvimento

– Profissionais que valorizem o trabalho em equipe, atuando de forma integrada entre as diversas áreas.

– Profissionais que atuam de acordo com os valores da empresa

Heineken

– Busca por novos desafios

– Apaixonado por nossas marcas

– Responsável com a sociedade e consumidores

Itaú Unibanco

– Paixão pela performance, mantendo o cliente como prioridade

– Trabalho em equipe, de forma ágil e descomplicada

– Que sonhe grande, tendo a inovação como inspiração

Nestlé

– Curioso

– Questionador

– Agilidade de aprendizagem

– Cooperação proativa

Procter & Gamble

– Liderança

– Flexibilidade

– Pensamento analítico

– Capacidade de comunicação oral e escrita

– Paixão por resultados

– Propriedade

– Honestidade

Roche Farmacêutica

– Inovação

– Bom humor

– Transparência

Souza Cruz

– Alta performance

– Inovação

– Comprometimento

Ticket

– Pessoas que se adequem à cultura da organização e à área com a vaga

– Pessoas com competências individuais relacionadas à gestão do conhecimento, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e inovação

– Conhecimento técnico e competências relevantes para a posição

Via Varejo

– Dinâmico

– Flexível para lidar com imprevistos do mercado e ágil para tomar decisões

– Dedicado

– Prático

– Gerador de resultados sustentáveis

Votorantim Cimentos

– Profissionais com visão estruturada de futuro

– Que construam laços de confiança e com coragem para encarar desafios e propor soluções.

– Pessoas apaixonadas, com senso de dono, que querem a cada dia fazer melhor, e o fazem com disciplina e com uma mente serena

White Martins

– Perfil inovador

– Perfil que goste de desafios

– Dinâmico

Fonte: G1