O que são ferramentas de assessment?

Como falamos em um artigo anterior, as ferramentas de assessment no RH são métodos utilizados para avaliar as habilidades, competências, características e desempenho dos colaboradores. Essas ferramentas podem incluir testes psicométricos, questionários, entrevistas estruturadas, avaliações de desempenho, exercícios de simulação, entre outros.

O objetivo principal das ferramentas de assessment é obter informações objetivas e confiáveis sobre os colaboradores, que possam auxiliar na tomada de decisões estratégicas relacionadas à gestão de pessoas.

Porque devo aplicar ferramentas de assessment nos meus processos seletivos?

A utilização de ferramentas de assessment nos processos seletivos é uma prática que atualmente é mundialmente adotada e está cada vez mais presente nas estratégias de departamentos de recursos humanos.
Se você busca economia de tempo, utilizar ferramentas de assessment em seus processos seletivos pode agilizar na tomada de decisões e na conclusão dos mesmos, pois é possível avaliar um grande número de candidatos de forma rápida e eficiente, economizando recursos.
Além disso, algumas ferramentas de assessment são elaboradas com o intuito de prever o desempenho futuro dos candidatos no ambiente de trabalho. Isso ajuda a identificar os candidatos com maior potencial e alinhamento às necessidades da empresa, contribuindo para a escolha de profissionais que terão sucesso em suas funções.
As informações obtidas pelos resultados das ferramentas de assessment certamente complementam as informações obtidas pelos currículos e entrevistas. Elas fornecem uma visão mais aprofundada dos candidatos, ajudando a identificar competências específicas, habilidades comportamentais e características relevantes para o cargo. Isso enriquece muito a avaliação sobre o candidato.
Importante destacar que as ferramentas de assessment não se restringem apenas ao processo seletivo no departamento de recursos humanos. Elas também podem ser utilizadas para o desenvolvimento e acompanhamento dos colaboradores, ou seja, podem contribuir para planejar programas de treinamento, oferecer suporte ao crescimento e projeção de carreira dos profissionais.

A importância de entender os resultados obtidos pelas ferramentas de assessment

Em um processo seletivo utilizando ferramentas de assessment, é fundamental compreender os resultados para obter insights valiosos sobre os candidatos. Essa compreensão traz como resultado uma tomada de decisões embasadas durante todo o processo de seleção.
As informações obtidas sobre os candidatos são objetivas e baseadas em dados, permitindo selecionar aqueles com maior probabilidade de se encaixarem às necessidades da vaga e da empresa em questão.
Além disso, entender os resultados das ferramentas de assessment ajuda na identificação de habilidades e competências dos candidatos. As ferramentas de assessment podem avaliar uma variedade de aspectos, como habilidades técnicas, inteligência emocional, perfil de liderança e trabalho em equipe.
Ao analisar esses resultados, é possível identificar as competências mais relevantes para o cargo em questão e selecionar candidatos mais aderentes.
Outro aspecto interessante é a capacidade das ferramentas de assessment de poder prever o desemprenho futuro do colaborador durante o trabalho. Compreender os resultados das ferramentas de assessment permite avaliar o potencial do candidato e avaliar com base em informações se ele terá sucesso no cargo. Esse aspecto é especialmente útil para cargos de maior responsabilidade ou que exigem habilidades específicas.
Um ponto importante a destacar sobre as ferramentas de assessment, é que os dados obtidos ajudam os recrutadores a reduzir preconceitos e vieses no processo seletivo. Ao avaliar os resultados de forma imparcial, é possível tomar decisões mais justas e baseadas no mérito, contribuindo para uma seleção mais equitativa.
A compreensão dos resultados das ferramentas de assessment também proporciona uma oportunidade de desenvolvimento e aprimoramento dos processos seletivos. Ao analisar os resultados ao longo do tempo, é possível identificar tendências e padrões que podem ser utilizados para melhorar os processos de seleção da empresa, aumentando a eficácia na identificação de candidatos qualificados e reduzindo a rotatividade.

Como interpretar os resultados obtidos

Aqui estão algumas dicas para compreender e interpretar os resultados:

Analise as competências e habilidades: Os resultados do assessment geralmente fornecem informações sobre as competências e habilidades dos candidatos. Preste atenção nas áreas em que os candidatos se destacam e nas que precisam de desenvolvimento.

Compreenda os pontos fortes: Identifique quais competências e habilidades são consideradas pontos fortes de cada candidato. Isso ajudará a alinhar as características dos candidatos com os requisitos da vaga.

Avalie as áreas de melhoria: Identifique também as áreas em que os candidatos podem precisar de aprimoramento. Isso permitirá que você faça perguntas específicas durante a entrevista para entender como eles estão trabalhando nesses aspectos.

Considere a consistência: Analise se os resultados do assessment são consistentes com outras informações fornecidas pelos candidatos, como seus currículos e experiências anteriores. Procure por padrões que validem as conclusões do assessment.

Busque correlações com a cultura da empresa: Considere como os resultados do assessment se alinham com os valores e a cultura da empresa. Avalie se os candidatos têm as características necessárias para se adaptarem e prosperarem no ambiente de trabalho.

Use as informações para formulação de perguntas: Utilize os resultados do assessment como base para elaborar perguntas específicas durante a entrevista. Isso ajudará a explorar áreas importantes e a obter respostas mais relevantes dos candidatos.

Não se baseie apenas nos resultados: Embora os resultados do assessment sejam valiosos, lembre-se de que a entrevista é uma oportunidade para avaliar os candidatos de forma holística. Combine os resultados com a interação durante a entrevista para tomar uma decisão completa.

Lembre-se de que cada assessment pode ter sua própria metodologia e interpretação dos resultados. Familiarize-se com o sistema de avaliação específico que você está utilizando para compreender plenamente os resultados obtidos e aproveitar ao máximo as informações fornecidas.

#dicaCurriculum: ferramentas de assessment eficientes para o seu processo seletivo

DISC

O DISC é uma ferramenta de assessment que pode ser aplicado em diversas áreas no departamento de RH.
Seleção de pessoal, desenvolvimento de equipes, liderança ou gerenciamento de conflitos. Ao entender os perfis comportamentais dos indivíduos por meio do DISC, é possível melhorar a comunicação com os envolvidos, incentivar a colaboração e aproveitar as habilidades e competências de cada membro da equipe de forma mais eficaz.
A ferramenta DISC foi desenvolvida por William Marston, um psicólogo renomado que acreditava que o comportamento humano podia ser compreendido por meio de quatro aspectos fundamentais, que descrevem diferentes estilos de comportamento:

Metodologia DISC

[D]ominância: profissionais orientados para a ação, assertivos e focados em resultados. Estes profissionais tendem a ser diretos e motivados pela conquista de objetivos. 

[I]nfluência: descreve profissionais sociáveis, comunicativos e que valorizam relacionamentos interpessoais. São expressivos, persuasivos e têm habilidade em influenciar seus colegas.

E[S]estabilidade: são profissionais com características mais calmas, estáveis e centradas. Eles preferem ambientes previsíveis, valorizam a harmonia e são bons em lidar com detalhes

[C]onformidade: representam profissionais cuidadosos, detalhistas e orientados para a precisão. Buscam conformidade com regras e normas estabelecidas, tendem a ser analíticos e valorizam a exatidão.

Essa teoria interessante chamada DISC, é muito utilizada por profissionais de recursos humanos para melhor compreender o comportamento humano e maximizar o desempenho individual e coletivo.

Webveca

Existem diversas ferramentas de assessment utilizadas pelo mundo, cada uma com suas características e abordagens específicas. O Webveca tem ganhado popularidade atualmente, ele oferece uma abordagem inovadora fornecendo insights valiosos sobre os candidatos de modo a auxiliar as organizações na seleção dos profissionais mais adequados e alinhados com suas necessidades.
Essa metodologia oferece uma visão mais completa das habilidades e características dos indivíduos, permitindo uma avaliação mais precisa de seu potencial de sucesso em um determinado cargo ou função.
O diferencial do Webveca está em sua metodologia que combina a avaliação de competências com a análise do comportamento dos candidatos. Essa abordagem permite uma compreensão mais completa das habilidades e competências dos indivíduos, indo além das informações contidas em um currículo ou obtidas por meio de entrevistas.
Ao utilizar o Webveca, as organizações podem avaliar não apenas as competências técnicas dos candidatos, mas também como essas competências são expressadas em seu comportamento verbal e não verbal.
A ferramenta Webveca pode ser aplicada em diversas etapas do ciclo de vida do talento, desde a seleção de novos colaboradores até o desenvolvimento e a gestão de carreira. Ela auxilia na identificação dos candidatos mais alinhados com as competências necessárias para determinado cargo, além de fornecer informações valiosas para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo dos colaboradores.
Além disso, a análise comportamental proporcionada pelo Webveca permite identificar oportunidades de desenvolvimento, planejar programas de treinamento e oferecer suporte ao crescimento profissional dos colaboradores.