Peter Thiel, um dos investidores mais famosos do mundo, diz em seu livro De Zero a Um, que, no geral, há basicamente dois tipos gerais de boas respostas para essa pergunta.

Entre as mais diversas perguntas que são feitas em uma entrevista de emprego, essa talvez seja a mais manjada delas. Saber o que você tem a oferecer para a sua futura empresa, ou o que a empresa tem a oferecer a um candidato, é uma resposta que deveria estar na ponta da língua, tanto dos candidatos, quanto dos empreendedores.

Peter Thiel, um dos investidores mais famosos do mundo, diz em seu livro De Zero a Um, que, no geral, há basicamente dois tipos gerais de boas respostas para essa pergunta:

1 – Respostas que envolvem a missão da empresa;

2 – Respostas que envolvem a equipe da empresa.

Se você for o funcionário que está buscando um emprego:

Você poderá conseguir a pretendida vaga se conseguir explicar como você poderá contribuir para a execução da missão da empresa. Para isso, é claro, a empresa primeiro tem que possuir uma missão (acredite, muitas não possuem), e segundo, você precisa saber qual é a missão da empresa (novamente, acredite, 90% dos candidatos não fazem a mínima ideia disso).

Se você for o dono da empresa que está buscando atrair talentos:

Você atrairá os funcionários de que precisa se conseguir explicar por que sua missão é irresistível: não apenas por que é importante em geral, mas por que você está fazendo algo importante que ninguém mais conseguirá. Esta é a única coisa capaz de tornar única sua importância.

Todavia, mesmo uma grande missão não é o suficiente. Algumas pessoas ainda podem se perguntar: “estes são os tipos de pessoas com quem eu quero trabalhar?”. Nesse caso:

Se você for o funcionário que está buscando um emprego

Você deveria saber explicar no que você poderá contribuir para o desenvolvimento da equipe, no que você poderá somar. Novamente, primeiro você precisará fazer sua lição de casa e entender como é a cultura organizacional daquela empresa.

Se você for o dono da empresa que está buscando atrair talentos

Você deveria ser capaz de explicar por que sua empresa é o local perfeito para ele trabalhar. Senhores empreendedores, nessa etapa é importante não perfumar o seu local de trabalho. Já vi relatos de chefes que exageraram ao dizer a realidade da empresa, e depois que o funcionário começou a trabalhar e não viu nada daquilo que lhe foi prometido, sentiu-se enganado e frustrado. Nesse caso, a frustração resultará em um desempenho insatisfatório.

Em ambos os casos, para ambas as situações, se você não conseguir fazer nada disso, provavelmente você não é, ou não conseguirá contratar, a pessoa certa.

Por Diego Andreasi* / Fonte: Administradores.com

* Diego Andreasi é Professor de Marketing, Mestrando em Administração e MBA em Marketing e Gestão de Vendas.