Vestir-se adequadamente e controlar a ansiedade são boas dicas de sucesso

como-passar-uma-boa-imagem-na-entrevista-de-emprego

Quando têm que se apresentar a um técnico de recrutamento durante uma entrevista para ocupar uma vaga de emprego, o maior objetivo dos candidatos é passar uma boa impressão. Para alcançar essa meta, existem algumas dicas fundamentais que, se seguidas à risca, podem garantir não só um bom desempenho, como também o tão desejado emprego.

A primeira das dicas está relacionada com a apresentação pessoal, um requisito muitas vezes pouco observado pelos candidatos. Vestir-se apropriadamente, com discrição, é sinal de respeito pelo ambiente de trabalho. Para o primeiro contato com a empresa, deve evitar decotes e roupas curtas, no caso das mulheres, e roupas muito informais, como tênis e camisetas para os homens. Trajes elegantes também colaboram para a autoconfiança, fator que se reflete na linguagem corporal transmitida pelo candidato.

Para mostrar segurança, lembre-se sempre de manter a coluna ereta, explorar o contato visual e não mostrar sinais de nervosismo, como tremer as pernas ou estalar os dedos repetidamente. Para controlar estes sinais de ansiedade, é também importante que revele pontualidade. O ideal é chegar ao local marcado cerca de 10 a 15 minutos antes do horário. Aparecer antes disso pode causar uma situação desconfortável e atrasar é fator de reprovação aos olhos dos entrevistadores.

Outro fator muito importante para a boa apresentação é a entrega do currículo. Levar cópias extras, dentro de pastas revela organização profissional, critério valorizado por quem o vai contratar.

Depois de observadas todas estas dicas, é preciso conhecer alguns truques para se destacar durante a entrevista. Prestar atenção às palavras do seu interlocutor e fazer perguntas estratégicas como “quais devem ser minhas principais metas no cargo?”, “quais os maiores desafios que a empresa está a enfrentar atualmente?” e “quais são as políticas da empresa?”.

Por fim, é boa ideia enviar um cartão de agradecimento após a entrevista, como uma maneira de demonstrar a simpatia e consideração pela oportunidade. É uma atitude educada e pode ser muito apreciada pelo seu futuro chefe.

Fonte: Universia Portugual