Quando se fala de entrevista de emprego não dá para fugir dos clichês. Algumas dicas devem ser seguidas e são de conhecimento popular os comportamentos mais adequados. Porém poucas pessoas contam, dicas importantes para não falhar na hora da entrevista, que a gestora de carreira, Madalena Feliciano, revela agora.

De acordo com a gestora, essas conclusões podem ser de grande valia para quem souber aproveitá-las. “Não tem como não começar falando do currículo. É fundamental elaborá-lo de forma sucinta, objetiva e limpa”, explica ela. No currículo os dados pessoais, contato, breve resumo das experiências profissionais, cursos e graduação, atividades extracurriculares também são válidas e isso basta.

Madalena ainda acrescenta a importância de estudar sobre a empresa assim que receber o convite para a entrevista; dessa maneira o candidato estará preparado para qualquer questionamento, verificando também a credibilidade da empresa.

A gestora ainda ressalta outras dicas relevantes:

1. O traje diz muito sobre a imagem profissional que o candidato quer passar; então, utilize o bom senso, deixe uma primeira boa impressão. No geral, roupas sociais básicas.

2. Seja sempre pontual. Se não conhece o caminho, ou corre o risco de ter trânsito, saia de casa com uma antecedência folgada, isso faz toda a diferença.

3. Nunca fale mal do antigo trabalho, chefe ou empresa, não importa o quão ruim tenha sido, ao contrário, procure sempre exaltar os pontos positivos das experiências anteriores.

4. Fale a verdade sobre seus pontos a desenvolver e o que tem feito para melhorá-los, não diga algo manjado apenas para dar uma resposta convincente.

5. Seja direto, objetivo e claro nas respostas, não faça rodeios, responda as perguntas de maneira firme e sincera. Tenha sempre olho no olho, relaxe e pense antes de dizer.

6. Seja positivo e otimista, reclamar da crise, do governo, não é o momento. Exalte o que você tem feito nesse período e o que anda buscando fazer, faça a diferença. Pessoas motivadas e com energia contagiam e cativam.

7. Pergunte. Não fique travado, respondendo as perguntas sem expor suas dúvidas e preocupações. Fale também. Uma entrevista nada mais é que uma conversa profissional. Pergunte sobre a empresa e a vaga, tire suas dúvidas. Não esqueça de perguntar ao recrutador sobre o retorno do processo, pegue o telefone ou email e caso não obtenha resposta em uma semana, entre em contato, procure saber sobre a vaga, demonstrando seu interesse nela.

No mais, a gestora apenas ressalta: “Fique tranquilo, eu sei que é comum dizer isso, mas respire, se prepare e mentalize coisas boas antes da entrevista, procure pensar em tudo que podem te perguntar e como você pode responder, faça um ensaio mental. Antes de qualquer coisa, tenha sempre em mente, acreditando, que a vaga é sua. A confiança faz toda a diferença num processo seletivo”, ela conclui.

Se você está no processo é porque se encaixa no perfil e é capaz, um ponto a seu favor, logo, não se deixe abalar pelo nervosismo ou pressão. Tenha em si certeza que pode e consegue.

Fonte: Administradores