Você tem dificuldade para conversar com outras pessoas? Não sabe como demonstrar carisma nas relações profissionais e nem possui capacidade de engajamento? Calma. Nem tudo está perdido. Aprenda truques de networking para tímidos e dê um novo rumo para a sua carreira.

No universo corporativo, é fundamental fazer networking, ou seja, ampliar a rede de contatos. Somente assim você consegue captar clientes e fazer importantes parcerias para a vida profissional. Parece fácil se relacionar com pessoas que trabalham na mesma área, porém, para algumas pessoas, isso é um grande desafio.

Muitos profissionais não conseguem fazer networking. Eles chegam a marcar presença em workshops e congressos, mas são incapazes de abordar outras pessoas para desenvolver relacionamentos na área. Essa dificuldade é típica de quem é introvertido ou tímido.

1 – Perca o medo de errar

Não tenha medo de se aproximar das pessoas. As primeiras abordagens podem não funcionar, mas continue tentando e melhorando a cada dia. Para superar a introversão, vale a pena fazer um curso de teatro ou mesmo treinar a conversa profissional com os familiares.

2 – Mantenha a humildade

O fato de ser uma pessoa tímida não vai condenar as suas relações profissionais. Na verdade, a única coisa que acaba com qualquer tipo de networking é a prepotência. Portanto, seja humilde ao se relacionar com os colegas e preserve o espírito de querer ajudar sempre.

3 – Desenvolva suas habilidades interpessoais

Foque no desenvolvimento das habilidades interpessoais. (Foto: Divulgação)

Não fique refém de uma personalidade introvertida. Você deve aceitar que possui essa dificuldade de se relacionar com os outros profissionais e, depois, trabalhar as suas habilidades interpessoais. Leia sobre o tema e trabalhe sua capacidade de socialização em primeiro lugar.

4 – De grão em grão

Quem é tímido por natureza não deve se esforçar ao máximo para se tornar extrovertido do dia para noite. É importante ter calma e se soltar aos poucos. Procure conversar um pouco com todos e interaja com os contatos dos colegas. Enfrente o medo da socialização de cabeça erguida e sem atropelar as coisas.

5 – Busque diferenciais

Você não precisa ser o profissional mais extrovertido do mundo. Muito pelo contrário. Alguns dos empresários de maior sucesso são introspectivos até hoje, como é o caso de Bill Gates, dono na Microsoft. O segredo é buscar diferenciais na comunicação com profissionais da área e investidores. Motivação, resiliência e integridade são bons exemplos.

Ser resiliente é mais importante do que ser extrovertido. (Foto: Divulgação)

6 – Cuidado com excessos

Você não precisa “forçar a barra” para ampliar a rede de contatos. Ao se relacionar com as pessoas, procure ouvir mais e falar menos, fale do seu negócio com humildade e entusiasmo, não fique reclamando de tudo e nem se comporte como um puxa saco. Supere a timidez aos poucos, de forma natural e genuína.

7 – Tenha um cartão de visita no bolso

A primeira abordagem pode ser difícil, especialmente quando há muitas pessoas no ambiente e pouco tempo para se relacionar. Por isso é importante ter um cartão de visita no bolso e entregá-lo ao seu novo contato. Assim, o profissional terá a chance de conhecer mais o seu trabalho e poderá conversar por outros canais de comunicação, como redes sociais, e-mail ou telefone.

8 – Conte com a ajuda de intermediários

Chegar em um estranho para conversar é algo muito difícil para uma pessoa tímida. O ideal é contar com um intermediário, ou seja, um colega em comum que faça a apresentação e facilite o primeiro contato.

Fonte: ViaCarreira