Como temos falado sempre por aqui, a economia brasileira está a todo vapor e as expectativas continuam positivas. Veja aqui, nosso post sobre o que esperar do mercado de trabalho no segundo semestre.

No entanto, devemos não podemos deixar de nos preocupar com as turbulências da economia norte-americana, somadas aos problemas já existentes na Europa. Hoje, com o mundo todo conectado, quando um país sofre, todos são impactados. Uns mais, outros menos, mas todos sofrem.

O cenário mundial anda apresentando grandes problemas e, com eles, estamos presenciando várias situações de queda, como a desvalorização do dólar e do euro, bolsas de valores em queda no mundo inteiro, inclusive no Brasil, além da negociação da gigante dívida externa da maior economia do mundo: os Estados Unidos.

Frente a tudo isso, o que podemos esperar da economia brasileira? Será que vamos passar mais uma vez por uma crise mundial sem grandes impactos econômicos, como aconteceu em 2009, ou desta vez será diferente?

Essa ainda é uma questão bastante difícil de ser respondida, pois é tudo muito recente e em alguns lugares do mundo, o desespero já toma conta. Veja por exemplo o que houve com a França nestes últimos dias.

Porém, mesmo com toda a crise do Ibovespa e com boa parte do mundo balançado, o Brasil continua com sua economia estável, nossa taxa de desemprego continua em baixa e continuamos com escassez de mão de obra qualificada.

Só no site da Curriculum são mais de 510 mil vagas de emprego, que é reflexo desse momento ainda positivo no mercado de trabalho brasileiro. Será que isso vai acabar? Não sabemos e torcemos para que não. No entanto, uma coisa é certa: agora é hora de aproveitar.

Por isso, aproveite este momento para buscar um novo emprego e invista no seu processo de recolocação profissional.

Boa sorte!