Existem diversos aplicativos que podem desmistificar a matemática, que auxiliam os estudos tanto dos alunos do ensino fundamental como do ensino médio. Seja para reforçar alguns conceitos ou para fixar matérias às vésperas de provas, os aplicativos de matemática são grandes aliados.

Segundo artigo do site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), a tecnologia está transformando as formas como professores e alunos lidam com a aprendizagem. No entanto, antes de achar que ela pode ser algo negativo para o ensino, saiba que são muitos os benefícios que essas ferramentas podem propiciar — desde o ensino fundamental até a fase pré-vestibular.

A matemática costuma ter bastante peso nas provas de vestibular, o que a torna pré-requisito para que o aluno se esforce para aprender todas as fórmulas e maneiras de resolução de problemas. Assim como as demais disciplinas, é preciso tê-la como essencial para a formação social e intelectual da criança.

Confira abaixo aplicativos de matemática 

1. Rei da Matemática

Com versões gratuitas e pagas, o aplicativo transforma a rotina matemática em um exercício lúdico e interativo. No Rei da Matemática (Android e iOS), os usuários moram em um reino cujos desenvolvimentos pessoal e do ambiente ao redor dependem da realização de diversos problemas matemáticos.

Aí entram questões aritméticas de adição, subtração, raízes e frações, entre outras. É bastante útil para auxiliar os alunos ainda pouco familiarizados com as continhas.

2. Math Drills Lite

Nesse caso, o aplicativo é em inglês, o que pode exigir certo conhecimento dos pais que desejam colocar as primeiras habilidades matemáticas dos filhos à prova.

O Math Drills Lite (iOS) é gratuito e possui uma interface bastante intuitiva, conduzindo os usuários a exercícios práticos sobre fundamentos básicos aritméticos, como adição, subtração, multiplicação e divisão. E o melhor é que dispõe de um gráfico de desempenho individual excelente para avaliar pontos fortes e fracos.

3. SAT Math Trainer

O SAT é um exame muito popular nos EUA. Bem parecido com o nosso Enem aqui, serve como prova de aptidão para ingressar no ensino superior. Com o SAT Math Trainer (iOS), alunos do ensino médio podem testar suas habilidades matemáticas com mais de 10 mil questões que se dividem em álgebra, geometria e estatísticas.

Disponível apenas em inglês e em versões pagas, o aplicativo é realmente desafiador para testar os conhecimentos dos alunos nas ciências exatas. E, no caso dos brasileiros, ajuda até a treinar o segundo idioma!

4. MyScript Calculator

De visual simples, mas bastante interativo, o aplicativo permite que pais e alunos escrevam as operações desejadas na tela, convertendo sua própria caligrafia em operações. O resultado aparece automaticamente na sequência.

O MyScript Calculator (Android e iOS) é gratuito e adequado para todas as idades, servindo como um auxiliar de peso para que seus filhos confiram os resultados dos exercícios praticados em casa.

5. Pense+ ENEM

A ferramenta (Android)  reúne todas as provas do Enem desde 2007, totalizando quase 1.500 questões para seus filhos testarem suas habilidades com exercícios que fizeram parte da história do exame. E ainda há espaço para o aluno checar seu desempenho nas provas!

Fonte: Catraca Livre