Entrar no mercado de trabalho sem dúvida é uma das principais preocupações dos recém-formados.

Isso acontece porque o mercado está cada vez mais exigente e, muitas vezes, buscam profissionais que já tenham experiência. No entanto,  quem acabou de concluir uma graduação, muitas vezes não teve a oportunidade de adquirir experiência na área. Isso parece familiar para você?

A boa notícia é que não há motivos para desanimar, pois muitas empresas estão à procura de quem ainda não tem experiência. Profissionais que podem ser “formados” ou “moldados” – de acordo com o jargão do mercado – com o ritmo, valores e perfil da empresa que contrata. Nestas horas, estar sem experiência é uma vantagem competitiva.

Então, aqui vão algumas dicas para quem está em busca deste tão sonhado primeiro emprego:

 

Currículo

Este é o primeiro passo! O currículo será o primeiro contato do selecionador com você.

Lembre-se que o selecionador verá muitos currículos, portanto, seja sucinto, objetivo e nunca prolixo. O importante é você colocar as informações mais relevantes e que estejam bem alinhadas com o seu objetivo profissional.

Se você não tem muita ou nenhuma experiência profissional, dê um bom destaque para a sua formação e o que você fez de relevante neste período, bem como cursos extracurriculares, viagens, fluência em idiomas e trabalhos voluntários, se já tiver realizado algum.

Tente mostrar ao recrutador que você conhece a área em que pretende trabalhar. Muita atenção para não cometer nenhum erro de português. Procure distribuir as informações da maneira agradável.

Lembre-se: o principal objetivo do seu currículo é conquistar uma entrevista pessoal e, para isso, o currículo precisa chamar a atenção do selecionador em meio a tantos outros concorrentes.

Para conhecer o passo a passo de como fazer um bom currículo, dê uma olhada neste post.

 

Antes da entrevista

Conseguiu conquistar a atenção dos selecionadores e foi convocado para uma entrevista?  Parabéns! Isso quer dizer que o seu currículo cumpriu o seu objetivo! Agora, daqui pra frente, é com você!

Então, o próximo passo é se preparar bem para a entrevista. Isso vai deixar você menos ansioso, menos nervoso e mais bem situado.

Pesquise ao máximo sobre a empresa na qual está pretendendo trabalhar. Assim, você saberá o que dizer para o seu entrevistador, ele perceberá que você se preparou e que está mesmo interessado naquela vaga. Hoje em dia, com a Internet, conseguir informações sobre as empresas está muito mais fácil. Aproveite e prepare-se!

Além disso, também é importante que você esteja com o visual em dia. Vá com roupas adequadas. Mas o que é adequado? Talvez a roupa que você usaria caso fosse contratado é uma boa opção. Mas algumas dicas são importantes: para as meninas, nada de decotes, barriga de fora, maquiagem e acessórios pesados. Para os meninos, nada de camiseta, tênis, boné ou cabelos despenteados. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica!

 

Durante a entrevista

Os recrutadores, de maneira geral, buscam profissionais com energia e dinâmicos – mas não sem controle – com espírito de equipe, iniciativa, com bastante disposição para resolver problemas e aprender. Por isso, principalmente em uma dinâmica de grupo, você vai precisar demonstrar essas características.

Quando for perguntado sobre seus defeitos, fale a verdade e o que está sendo feito para melhorá-lo. Evite dar respostas prontas bem como “sou muito detalhista e ansioso”, a não ser que isso seja de fato um defeito seu. Seja sempre breve e objetivo em suas respostas, porém, seja claro! Controle o nervosismo e prepare-se para falar sobre você e suas expectativas para o futuro.

 

Depois da entrevista

Passando por todos esses processos, pode ter certeza de que você estará bem mais perto de realizar o sonho do primeiro emprego.

Muitas empresas costumam ligar ou enviar e-mails com o resultado do processo seletivo, seja ele positivo ou negativo. Caso o resultado seja positivo, parabéns! Você finalmente conquistou o seu primeiro emprego.

No entanto, caso o resultado seja negativo ou não haja retorno da empresa, não desanime! Continue buscando melhorar sempre e saiba que cada processo seletivo é um aprendizado. Pode ter certeza que você estará muito mais preparado para o próximo!

 

Boa sorte!