Dicas para contratar funcionários e acertar na escolha!

As etapas de recrutamento e seleção são decisivas para a formação de um time eficiente, harmônico e engajado aos valores e comprometido com os resultados globais da empresa.

Os profissionais de Recursos Humanos devem ter um cuidado especial no momento de elaborar os processos relativos à contratação de funcionários, atentando-se a cada passo.

Separamos algumas dicas para contratar funcionários, que o time de RH deve levar em conta para diminuir as falhas nesse processo, otimizando a contratação de funcionários e construindo uma equipe de sucesso.

1. Trace o perfil do colaborador ideal

A primeira etapa que o time de Recursos Humanos deve fazer para otimizar a contratação de funcionários na empresa é traçar uma análise do perfil comportamental do colaborador ideal.

Para isso, alguns fatores devem ser levados em consideração, como:

  • o tipo de cultura organizacional adotada pela empresa;
  • o cargo que será preenchido pelo profissional.

O ideal é que os profissionais de RH se reúnam com os líderes de cada equipe para, juntos, traçarem quais são as hard e soft skills necessárias para aquela contratação.

Uma dicas para contratar funcionários, interessante, é traçar uma espécie de persona.

Assim como no universo do marketing, criar uma persona que reúna as características do colaborador ideal não apenas auxilia o setor de RH na hora de selecionar os candidatos, como também ajuda a criar campanhas que atraiam os talentos certos para a empresa.

2. Capriche na descrição da vaga

O processo de recrutamento e seleção começa muito antes da chegada do primeiro currículo.

Com o perfil do colaborador ideal em mãos, o próximo passo decisivo para uma contratação otimizada é aprender como escrever uma descrição da vaga a ser preenchida. 

É importante listar todas as habilidades, tanto técnicas quanto interpessoais, necessárias para o preenchimento da vaga, além de competências desejáveis que podem ser diferenciais.

Também é preciso deixar claras quais são as funções que o profissional executará no dia a dia, além dos principais desafios do cargo em questão.

Para que a descrição se torne atrativa, lembre-se de descrever também:

  • as principais vantagens de se trabalhar na empresa;
  • os atrativos profissionais;
  • os melhores benefícios para funcionários;
  • possibilidades de crescimento e aprendizagem;
  • diferenciais;
  • a remuneração.

Os canais de divulgação da vaga também são decisivos nessa etapa.

Neste setor, uma dica para contratar funcionário é buscar as plataformas certas — como sites especializados em recrutamento, anúncios em redes sociais etc. —, levando em consideração o perfil de profissionais que deseja atrair.

3. Faça uma análise minuciosa dos currículos

Após a divulgação da vaga, a etapa que se segue é a triagem dos currículos que chegarão às mãos do time de RH.

Muitos deles serão automaticamente eliminados por não se encaixarem nos critérios básicos solicitados na descrição do cargo.

No entanto, é preciso ter um alto nível de cuidado na análise dos currículos de profissionais que, em um primeiro momento, preenchem todos os requisitos necessários para atuar na empresa.

O primeiro deles é buscar a comprovação dos conhecimentos atestados no currículo.

Nessa situação, o RH deverá entrar em contato com o profissional e solicitar possíveis comprovações, como certificações de cursos e diplomas. Outro detalhe muito relevante para alguns cargos é a solicitação do portfólio de trabalhos anteriores do profissional.

4. Elabore uma entrevista estruturada

A etapa de entrevista presencial é uma das mais importantes no processo de contratação de funcionários.

É nesse momento que o RH poderá avaliar detalhes comportamentais sutis, mas que fazem toda a diferença, como:

  • postura;
  • linguagem corporal;
  • nível de extroversão, etc.

Entretanto, quando feitas de forma muito livre, as entrevistas presenciais podem ser pouco produtivas e acarretar em erros na hora da contratação.

O mais indicado é apostar em um modelo de entrevista estruturado. As entrevistas estruturadas são ferramentas valiosas para poupar tempo durante o processo de recrutamento e seleção, otimizando a contratação de funcionários.

Ao elaborar um roteiro para entrevista, com perguntas fixas, o entrevistador garante que todos os pontos essenciais serão abordados durante a conversa.

Aqui vale uma dica para contratar funcionários, extra: lembre-se que a entrevista estruturada não precisa ser algo robótico.

É importante que haja espaço para que a conversa flua de forma espontânea e que tanto o entrevistador quanto o entrevistado se sintam confortáveis.

5. Teste os conhecimentos específicos

Outra etapa importante do processo de recrutamento e seleção de profissionais é o teste de conhecimentos técnicos específicos para o preenchimento das vagas.

Essa dica para contratar funcionário é especialmente relevante, afinal, diz respeito a função que o colaborador vai executar em todos os seus dias de trabalho.

Esse tipo de avaliação dependerá do cargo a ser ocupado e do time em que o colaborador atuará. Portanto, essa etapa deve ser elaborada e avaliada em conjunto com especialistas na área em questão.

O time de Recursos Humanos deverá conversar com o líder responsável pelo setor em que será feita a contratação.

Juntos, eles podem criar um método avaliativo que seja adequado às atividades que o possível funcionário realizará no dia a dia profissional, mensurando o nível de conhecimentos na área.

6. Avalie as habilidades interpessoais

Além das habilidades técnicas, uma etapa crucial para realizar uma boa contratação de funcionários é a avaliação das competências interpessoais dos candidatos.

Não se pode negar que, por serem subjetivas, esse tipo de característica é mais difícil de ser avaliada e medida. Entretanto, existem algumas técnicas e ferramentas que ajudam o time de RH a conhecer melhor a personalidade dos candidatos. 

As dinâmicas de grupo são boas opções, que permitem ao RH avaliar a interação dos candidatos com outras pessoas, além de ter uma noção de como eles se comportariam em situações similares ao dia a dia da empresa.

Outra ferramenta bastante útil são os testes comportamentais.

Por meio de metodologias baseadas em princípios da psicologia, esses testes permitem ao avaliador descobrir algumas características comportamentais dos candidatos por meio de respostas a determinadas perguntas.

É hora de otimizar a contratação de funcionários!

Acertar na contratação de funcionários exige bastante atenção e dedicação do time de recursos humanos.

Ficar atento ao comportamento e desempenho do funcionário durante o período de experiências também é uma forma de tornar o processo seletivo mais assertivo e diminuir a rotatividade de funcionários.

Você conhece alguma outra dica para recrutamento e seleção de pessoas, que possa otimizar a contratação de funcionários, e que tenha ficado de fora da nossa lista?

 

Fonte: Betterfly Blog