“Veja cada entrevista como um capítulo da vida”, orienta especialista.
Candidato deve se lembrar as redes sociais podem ser usadas na seleção.

Procurar o primeiro emprego não é uma tarefa fácil. O candidato precisa se esforçar para mostrar suas qualidades e habilidades para se destacar entre tantas pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Quem está em busca do primeiro emprego ainda corre o risco de disputar uma vaga com pessoas mais experientes e que já estão no mercado há algum tempo, e isso tende a atrapalhar a confiança e minar a autoestima dos futuros trabalhadores.

Segundo Patrícia Sanchez, especialista em gestão de pessoas e diretora de RH da FS, os jovens devem manter o foco em seu objetivo, fazer cursos e mapear oportunidades em empresas que oferecem crescimento e desenvolvimento profissional.

Veja, abaixo, 5 dicas para se destacar e conquistar uma vaga de emprego:

  • Qualificação

Adquirir novos conhecimentos, ampliar e aprimorar habilidades são essenciais para planejar uma carreira de sucesso. “A boa notícia é que existem muitos cursos profissionalizantes gratuitos com disciplinas específicas e atividades presenciais ou à distância”, afirma Patrícia.

  • Redes Sociais

Com o uso cada vez maior da internet, os candidatos devem tomar algumas precauções para manter uma boa imagem on-line. “Tenha cuidado com o vocabulário e na exposição de suas imagens. Evite participar de temas polêmicos ou preconceituosos. Lembre-se que o seu futuro entrevistador pode estar em sua rede”, alerta a especialista.

  • Ampliar os contatos

Conversar com amigos, familiares e colegas de sala deve ser apenas o início do contato na hora de buscar um emprego. Segundo Patrícia, o candidato deve ser receptivo e sempre procurar conversar com as pessoas. “Se cadastrar em portais de busca de emprego e em sites de empresas do seu interesse são ótimas alternativas”.

  • Entrevistas

“As dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego são intermináveis, mas a regra de ouro é única, seja você”, afirma Patrícia. Pesquisar sobre a empresa e conhecer sobre o ramo de atuação em questão são conhecimentos muito valorizados na entrevista.

“Descreva suas qualidades e fraquezas e, principalmente, seus objetivos pessoais e profissionais de forma clara. Demonstre otimismo, adote um discurso seguro, mas acima de tudo demonstre interesse pela cultura e valores da empresa”, completa.

  • Reflexão

A reprovação em um processo seletivo é frustrante, mas deve ser avaliada como uma chance de reflexão para que o candidato fique preparado para um nova oportunidade, segundo Patrícia.
Neste momento, o candidato pode aproveitar o tempo para analisar seus objetivos e avaliar se sua escolha vai trazer felicidade.
“Por isso, encare essa etapa como uma fase em que experimentar é possível e necessário. Esteja aberto para conhecer diferentes áreas, segmentos e, principalmente, disposto a aprender. Veja cada entrevista como um capítulo da vida”.

Fonte: G1