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Dez dicas e ideias para seu recrutamento online Publicada em 31/5/2010

por Natália Baffatto e Luís Fernando Bicudo 

Mais de uma década dedicada ao recrutamento e seleção online, a Curriculum vem observando ao longo dos anos as maneiras como as pessoas interagem com a Internet para encontrar talentos e contratá-los. Confira a seguir este pequeno guia sobre boas práticas de recrutamento online e como elas podem auxiliar na eficiência dos processos de contratações das empresas. 

Tenha em mente que a tecnologia deve trabalhar SEMPRE a seu favor

Anos atrás, o e-mail parecia ser uma forma bastante interessante de receber currículos. Mas o passar do tempo só provou que ele trazia problemas piores que os antigos currículos impressos recebidos por correio. O e-mail gerou mais trabalho ainda, pois passou a ser necessário abrir e imprimir currículo por currículo. Antes, pelo menos, eles já vinham impressos! Sem contar nas caixas de mensagens lotadas, muitas vezes misturando assuntos e atraindo mais candidatos paraquedistas do que nunca. Portanto, prefira sempre ferramentas adequadas e especialmente desenhadas para recrutamento online.

 

Não comece necessariamente anunciando a vaga

 

O anúncio de vaga é um recurso que você utiliza quando ainda não tem os currículos necessários para o seu processo. Porém, hoje em dia, o profissional cadastra previamente seu currículo na Internet, mesmo que não haja uma vaga no momento no local do cadastro. Assim, geralmente você já consegue encontrar milhares de currículos previamente cadastrados, e pode encontrar bons candidatos sem precisar esperar que os profissionais vejam seu anúncio e enviem seus currículos.

 

O site da sua empresa também pode atrair currículos

 

Candidatos que têm interesse especial em trabalhar em sua empresa geralmente acessam seu site. Se este tiver uma página dedicada ao cadastramento de currículos, é a oportunidade de captá-los 24 horas por dia pela Internet. Hoje em dia, por exemplo, a própria Curriculum já oferece a inclusão de um sistema deste tipo no site de sua empresa, gratuitamente.

 

Conheça melhor os candidatos antes de chamá-los para as entrevistas presenciais

 

Muitas vezes os recrutadores acabam chamando, para as entrevistas, candidatos que na realidade não têm interesse em trabalhar na empresa ou que por algum motivo não sejam adequados ao perfil da vaga. Porém, hoje em dia a Internet oferece um meio de saber mais dos candidatos sobre questões não mencionadas no currículo ou avaliar seus conhecimentos em áreas específicas. Existem opções como entrevistas via Internet e ferramentas online para avaliações de conhecimentos. Isso pode evitar grande desperdício de tempo e dinheiro ao incluir candidatos inadequados nos processos presenciais.

 

Use a Internet para dar feedback aos candidatos

 

Dar uma resposta aos candidatos sobre a situação deles nos processos seletivos de que participaram é um dos grandes desafios para o RH. Dar feedback demonstra profissionalismo e transmite ao candidato uma excelente impressão sobre a empresa. Na verdade, caso a resposta não seja dada, o candidato poderá solicitá-la. A legislação no Brasil, inclusive, determina que as empresas forneçam resposta ao candidato sobre seu desempenho no processo caso ele a solicite. E com a Internet e as ferramentas disponíveis fica muito fácil criar mensagens personalizadas de feedback e enviá-las simultaneamente para os candidatos, evitando uma longa lista de telefonemas e consumo desnecessário de equipe, tempo e recursos.

 

Inclua o requisitante no processo online

 

Manter um diálogo pela Internet com o gestor que solicitou a contratação de um novo talento facilita a rotina de quem está contratando. Um sistema de recrutamento online que ofereça um fluxo de trabalho para interação entre selecionadores e requisitantes pode ajudar muito. Assim o requisitante pode registrar dados sobre o perfil da vaga e do candidato desejado, conferir currículos que o selecionador indicar, criar perguntas para entrevistas virtuais e acompanhar online todo o processo seletivo, mantendo todos os dados registrados. Isso economiza tempo e dá transparência ao processo. Além do mais, há grande economia de tempo com reuniões.

 

Anote a identificação do currículo para facilitar seu manuseio

 

Cada currículo na Curriculum, por exemplo, tem um número. Isso facilita para o RH na hora de anotar dados de candidatos interessantes para depois encontrar rapidamente os currículos que já chamaram a atenção. Também facilita na hora de dar feedback ou convocar o profissional para uma entrevista.

 

Filtre currículos por distância máxima da empresa à residência dos candidatos

É um recurso que só é possível no recrutamento online. Você pode separar automaticamente, em segundos, apenas os currículos de candidatos que residam mais próximos à sua empresa. É uma maneira de a área de Recursos Humanos gerar grande economia para a empresa.

 

Utilize as ferramentas de avaliação profissional disponíveis

 

Avaliar o candidato antes de chamar para a entrevista presencial é um dos fatores mais vantajosos do recrutamento online. Ele permite a aplicação de avaliações em diversas metodologias, que auxiliam os recrutadores a trazerem candidatos mais adequados para a fase presencial. A Curriculum, por exemplo, oferece o WebVeca, ferramenta de avaliação por competências desenvolvido com base na tradicional metodologia Veca, aplicada há mais de 10 anos por grandes empresas.

 

Reaproveite o trabalho de processos anteriores

 

Algumas empresas e consultorias têm processos recorrentes, isto é, que selecionam praticamente o mesmo perfil em processos sucessivos. No recrutamento online é possível resgatar o trabalho já feito, seja uma vaga já anunciada, uma definição de perfil já criada, currículos interessantes já vistos e pesquisas de currículos já feitas anteriormente. Isso gera grande economia de tempo e reduz o retrabalho.


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