Artigos
VOCÊ S/A
Colaboradores
Administração & Planejamento
Ao Procurar Emprego Saiba...
Atualidades
Comportamento
Dicas & Variedades
Entrevistas
Etiqueta
Fale Bem em Espanhol
Fale Bem em Inglês
Fale Bem em Português
Frases
Inteligência Emocional
Networking
Novidades
Qualidade de Vida
Recursos Humanos
Reflexão
Sua Carreira
Vendas

Pesquisar:
A incansável busca da atualização Publicada em 10/12/2007

Trabalho no mercado de elevadores e escadas rolantes e apenas recentemente ouvi uma citação envolvendo um destes produtos: “Quando você pára de atualizar-se é a mesma coisa que subir uma escada rolante enquanto ela está descendo. De repente você pára, mas na realidade você não está parado... está andando para trás!”. 

Espero que nenhum dos leitores tente fazer esta experiência, pois ela é perigosa (tanto para adultos como para crianças) e foge a qualquer bom senso de cuidados com segurança, mas não resisti à tentação de usar o exemplo, pois reflete muito bem o que se passa no mercado de trabalho.

 

Há algum tempo parar de atualizar-se significava deixar os outros passarem para frente. Hoje não ! Significa realmente andar para trás.

Sou forte adepto dos cursos de pós-graduação, mestrados, etc. (afinal, também fiz o meu MBA no exterior), porém um curso formal está longe de nos garantir atualização. Minha experiência com o MBA me mostrou o quanto eu NÃO SABIA e trouxe-me a “fome de atualização”.

Se o seu currículo está neste site, significa que você está buscando por melhores oportunidades profissionais. Você está se expondo ao mercado e mais cedo ou mais tarde será comparado com outros candidatos a uma posição. E aí então, terá que demonstrar que é um (a) profissional atualizado (a).

 

Para muitos, o hábito da leitura é visto apenas como passatempo. Aqui vai a primeira dica: você tem que se tornar um “amante da leitura”. Tornar-se um autodidata. Ler livros profissionais, artigos, revistas, jornais, sites da internet, enfim, todas as fontes que possam trazer novas idéias ao seu meio profissional. Discipline-se até amar a leitura. Não há outro jeito. Você tem que captar as novidades “na fonte”, onde estas acontecem. Geralmente elas vão para o espaço acadêmico só depois de um ano. Já não é uma atualização... é a recuperação do atraso.

 

Use o seu networking, freqüente reuniões e atividades de sua classe profissional, assista a palestras e encontros e tenha o benchmarking como hábito. Saiba também que você pode trazer idéias para seus negócios através do estudo da história, filosofia, religião, ciências, etc. Volto aqui ao conselho de meu caro Prof. Ritchie, de Comportamento Organizacional do MBA da Universidade de Brigham Young: “Pobre do executivo em que o livro de cabeceira for um livro de negócios!”. Tenho descoberto o valor deste conselho e como podemos enriquecer o nosso conhecimento e atualização através das muitas outras áreas do conhecimento.

 

Acho que nunca responderemos precisamente a pergunta sobre estarmos realmente atualizados. Mas se estivermos tentando arduamente teremos um “feeling” muito forte de que estamos prontos para uma próxima posição.

 

Boa Sorte!


Enviar para um amigo

Voltar