Artigos
VOCÊ S/A
Colaboradores
Administração & Planejamento
Ao Procurar Emprego Saiba...
Atualidades
Comportamento
Dicas & Variedades
Entrevistas
Etiqueta
Fale Bem em Espanhol
Fale Bem em Inglês
Fale Bem em Português
Frases
Inteligência Emocional
Networking
Novidades
Qualidade de Vida
Recursos Humanos
Reflexão
Sua Carreira
Vendas

Pesquisar:
Varejo paulistano contratou 9% a mais em 2007 Publicada em 12/5/2008

O número de contratações feitas pelo comércio na cidade de São Paulo apurou aumento de 9% em 2007 em relação a 2006. A média passou de 12 para 13 funcionários por estabelecimento. O maior índice é verificado no grupo de bens de material de construção (15%), seguido por bens semiduráveis (12,5%). O menor está no segmento de comércio automotivo com 9,3 trabalhadores em média. Constatou-se também que 74% dos empregos no comércio varejista são alocados na área de vendas, 13% em áreas administrativas e 14% ficam responsáveis por cargos de gerência ou supervisão.

As informações constam do estudo realizado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), que traçou o perfil do emprego no varejo no município de São Paulo. O levantamento, que consultou 300 empresas paulistanas de médio e pequeno porte, teve por objetivo traçar um diagnóstico do emprego e a relação entre empregado e empregador no setor mais dinâmico da economia. A iniciativa foi uma parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Uma das problemáticas apontadas no levantamento é a dificuldade que o comerciante encontra na hora de contratar, devido à falta de experiência e de preparo do profissional. Segundo o presidente da Fecomercio, Abram Szajman, esses problemas demonstram a carência do sistema de ensino brasileiro que não é capaz de preparar os estudantes dos cursos básicos para os cursos de profissionalização das instâncias seguintes.

 

Fonte: Canal Executivo


Enviar para um amigo

Voltar