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Currículo deve destacar realizações do candidato Publicada em 7/7/2008
Primeiro contato entre o candidato a uma vaga e o recrutador, o currículo deve ser sucinto e destacar as principais competências do profissional e as realizações alcançadas.

As preferências dos 'head- hunters' na construção do currículo foram constatadas em um levantamento da consultoria Right Management obtido com exclusividade pela Folha.

Consultaram-se 34 'headhunters' e empresas de 'hunting' no final de 2007. O estudo considerou principalmente os currículos de profissionais em nível hierárquico de gerência média ou superior.

Consenso entre 'headhunters' e gestores de recursos humanos, a apresentação objetiva dos ganhos obtidos na carreira é item praticamente obrigatório. Para 97% dos consultados, o currículo deve destacar as realizações e os resultados mais expressivos.

A maioria considera importante o detalhamento do número de liderados (85%), da verba gerenciada (79%) e do reporte (64%) de cada experiência profissional.

'Isso dá uma dimensão do cargo. Só o título não informa o tamanho da posição', afirma Elaine Saad, diretora-geral da Right Management. Para Josué Bressane, diretor de recursos humanos da AGV Logística, é fundamental que o documento mostre os números da carreira do profissional. 'O candidato deve dizer quanto reduziu em custos, melhorou em desempenho ou diminuiu em 'turnover'', explica.

A tática do engenheiro Dalton Wegner da Rosa, 31, foi a de ressaltar qualificações e resultados no começo do currículo. 'Tinha de me 'vender' melhor.' Deu certo: foi chamado para entrevista e obteve a vaga em uma empresa de construção civil de Santa Maria (RS).

Histórico

De acordo com Mariá Giulise, diretora-executiva da consultoria Lens & Minarelli, o documento deve valorizar os aspectos fundamentais da trajetória profissional, selecionados de acordo com a vaga que o candidato busca.

'Os currículos mais interessantes são os que mostram como a carreira evoluiu e as competências adquiridas. É um olhar para o futuro: o que o profissional será capaz de fazer.'

O gerente da consultoria Page Personnel Igor Schultz destaca a importância da concisão e da clareza. 'O que mais atrapalha são informações não organizadas. Temos de bater o olho e ver os nomes das empresas e a formação', aponta.

Fonte: Folha Online


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