Artigos
VOCÊ S/A
Colaboradores
Administração & Planejamento
Ao Procurar Emprego Saiba...
Atualidades
Comportamento
Dicas & Variedades
Entrevistas
Etiqueta
Fale Bem em Espanhol
Fale Bem em Inglês
Fale Bem em Português
Frases
Inteligência Emocional
Networking
Novidades
Qualidade de Vida
Recursos Humanos
Reflexão
Sua Carreira
Vendas

Pesquisar:
Semana terá expectativa do mercado pelo Copom Publicada em 21/7/2008

Um dos destaques da semana, na agenda econômica, sem dúvida, será a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Ela poderá determinar uma mudança no ritmo de elevação dos juros básicos, confirmando ou não as expectativas do mercado. Poderá sinalizar o quanto o Banco Central está alinhado com as projeções mais pessimistas quanto à evolução da inflação.

 

A iniciar o processo de ajuste da Selic, o Banco Central ainda era muito criticando pelos que julgavam que a ação, em vez de preventiva, como indicava o comitê, estava sendo precipitada, na medida em que a inflação era proveniente, basicamente, do aumento de alimentos e de commodities no exterior. Pressões de preços que independem da política monetária.

 

Só que a inflação só avançou desde o início do processo, com piora nas projeções. E se passou a notar pressões em outros segmentos, inclusive com um certo tom de indexação. Movimento perigoso, se pensando na estabilidade a longo prazo. Ainda mais em um país com o histórico de inflação muito elevada como o Brasil, onde a correção automática dos preços ainda está na memória de boa parte da população.

 

Fonte: Canal RH


Enviar para um amigo

Voltar