Artigos
VOCÊ S/A
Colaboradores
Administração & Planejamento
Ao Procurar Emprego Saiba...
Atualidades
Comportamento
Dicas & Variedades
Entrevistas
Etiqueta
Fale Bem em Espanhol
Fale Bem em Inglês
Fale Bem em Português
Frases
Inteligência Emocional
Networking
Novidades
Qualidade de Vida
Recursos Humanos
Reflexão
Sua Carreira
Vendas

Pesquisar:
Como evitar que a crise passe das bolsas de valores para a sua vida Publicada em 8/12/2008
Muito tem se falado da crise no sistema financeiro internacional, mas muitas pessoas ainda têm a sensação de que está tudo muito distante da nossa realidade, o que pode trazer graves conseqüências. Isso tem acontecido, pois, ao analisarmos as mudanças em nosso dia a dia, parece que nada mudou, mas o importante é sempre nos prepararmos para o futuro.

 

Acredito que agora seja a hora mais adequada para que você tenha atitudes preventivas, pois a crise que agora prejudica fortemente os bancos e os sistemas financeiros de muitos países logo chegará ao bolso das pessoas “comuns”, o desafio agora é saber como isso vai acontecer. O mais preocupante, do ponto de vista do equilíbrio financeiro, é que estamos para entrar em uma das épocas em que mais se gasta: o feriado do Natal e as férias de final de ano.

 

Logo as empresas começarão a pagar o 13º salário, em parcelas ou à vista, e a tendência é que o gastemos com presentes e no consumo daquilo que deixamos de lado o ano inteiro, como viagens. Aconselho que faça diferente nesse fim de ano e economize. Para conhecer o que realmente irá sobrar, ou seja, aquilo que pode gastar sem correr o risco de não deixar as contas em aberto, elabore um planejamento e analise o que vai receber e o que vai ter que pagar até fevereiro de 2009.

 

Quando estiver fazendo isso, pense naquelas contas do início do ano, como IPVA, material escolar dos filhos, matrículas dos mais diferentes cursos etc. Dessa maneira estará mais bem preparado caso a crise saia das bolsas e venha atingir nosso cotidiano de maneira mais direta, o que provavelmente vai acontecer nos próximos meses, de modo mais ou menos intenso.

 

Existe a possibilidade da diminuição do crédito disponível hoje, o que faria com que as pessoas tivessem mais dificuldade em sanar suas dívidas, como prestações de carros e outras contas pagas nos famosos “carnês”. Outro ponto importante a ser analisado é a taxa de juros, que pode aumentar rapidamente no curto prazo. Caso isso aconteça, as dívidas já existentes podem “esticar”, ou seja, os valores a serem quitados podem aumentar drasticamente. Nesse cenário, até quem tem uma dívida sob controle pode enfrentar um grande problema. 

 

Vivemos um período em que ter inteligência financeira é mais do que importante, é essencial para quem não quer começar os primeiros meses de 2009 com graves problemas. Faça sua parte e não conte apenas com as medidas dos governos. Acredito que esse ano vale a pena economizar nos presentes e viagens e caso a crise não tome proporções maiores você ainda terá um dinheiro guardado para ter um ótimo carnaval ou fazer alguns investimentos.

 

Dora Ramos atua no mercado contábil-administrativo há mais de vinte anos. É fundadora e contadora responsável pela Fharos Assessoria Empresarial. www.fharos.com.br


Enviar para um amigo

Voltar