Que tal dar um ar de criatividade à sua legenda nas Mídias Sociais? Esta Figura de Linguagem é muito interessante: a Sinestesia.

Na Gramática Houaiss, de José Carlos de Azeredo, há um riquíssimo trabalho sobre essas formas simbólicas para exprimir uma ideia:

“Em busca da criatividade, fugindo ao rigor lógico da previsibilidade, a linguagem poética promove associações semânticas desconcertantes, à primeira vista inadequadas, criando, a partir daí, sentidos surpreendentes que só são perfeitamente compreendidos à luz da sensibilidade do espírito.”

Sinestesia representa a associação de sensações que pertencem a registros sensoriais diferentes; sensações de natureza distinta, como em “voz escura, voz líquida, voz áspera, silêncio fresco, umidade verde”.

Em termos bem práticos, como aplicar esse “lance poético” num perfil e “chamar a atenção”? Pensemos em um comércio de Gelo. O que se vende? O óbvio: o produto. O “xis” da questão é o porquê desse comércio.

Com essa busca pelo propósito, surge a importância da palavra representativa de um Negócio. Sugiro a seguinte legenda abaixo, redigida por mim:

Não há nada mais refrescante que abraço de amigo, quando vem ao nosso recanto, saborear nossos criativos drinques em volta da bondosa churrasqueira.
É tão valiosa a macia companhia de quem amamos.
Como é importante valorizar quem sabe brindar nossas conquistas!
Gelo, aqui, é só no copo!

Note, por exemplo, o valor sensorial de “refrescante abraço” e “macia companhia” – isso é sinestésico.
Com o uso dessa Figura de Linguagem, é possível estabelecer mais vínculo com o leitor, seguidor, cliente. Recurso poético gera um grande valor, tal como o supermercado que aplica indagação à sua frase-tema “O que faz você feliz?”.

Essa ideia de estabelecer uma razão a uma marca, carreira, perfil, é um grande diferencial, pois promove admiração.

Para criar, não é difícil, mas exige dedicação no estudo da Palavra: é muita Literatura, Dicionário, Escrita e Estudo.

Fonte: EXAME