Quem busca recolocação utiliza de diversas formas para chegar ao seu objetivo. Além de procurar oportunidades de trabalho, muitos veem no estudo para provas como o Enem, vestibular e concursos uma maneira de regressar ao mercado. Mas além de investir tempo nos livros e cursos preparatórios, é importante dedicar parte da rotina aos exercícios físicos, pois a prática correta aumenta a adrenalina no corpo, o que ajuda na concentração e consequentemente auxilia na absorção do conteúdo.

Mais que contribuir para a boa forma, outro fator positivo dessa está no aumento da disposição para aguentar cargas maiores de estudos. Mas a dúvida é como cada exercício ajuda no processo de aprendizagem? Para iniciar a preparação, é importante identificar o que mais combina com a sua rotina.

Para melhorar a mente e relaxar, os exercícios aeróbios são a melhor escolha, pois eles ajudam na redução da ansiedade que as provas podem causar. Além disso, tais exercícios trabalham a respiração e melhoram a condição cardiovascular.

Se você prefere a musculação, ela também pode te ajudar de maneira significativa na preparação para as provas, garantindo condicionamento físico e abolindo as dores causadas pelas horas dedicadas à mesma posição, por exemplo, ficar sentado diante dos livros ou assistindo aulas.

Qual o melhor horário para se exercitar?

Antes de buscar um exercício físico, é importante consultar um especialista que recomendará a melhor atividade para o seu objetivo e condicionamento atual. A prática incorreta pode causar efeitos negativos, como a perda de foco nos estudos.

Especialistas afirmam que o melhor horário para praticar atividades é antes dos estudos, por no mínimo 20 minutos diários. Além disso, exercitar-se ao ar livre ou em grupo também é recomendado.

Praticar exercícios físicos ajudam na concentração e dedicação, mas também insere o candidato em rotinas diárias e cumprimento de prazos, o que vai ao encontro das provas, que possuem cronograma pré-determinado e publicado em edital.

Este artigo foi produzido pela Curriculum.com.br.