O assunto Previdência ainda gera muitas dúvidas nos contribuintes, principalmente em relação ao benefício concedido após anos de contribuição ao INSS. Uma delas é se ainda é possível acumular pagamentos à instituição. Existem regras para controlar esse tipo de contribuição, já que não há limitação do teto de pagamento, podendo ser remunerado por mês em mais de R$ 5.645.

Entre as opções de pagamento acumulado estão as pensões, que só podem ser recebidas com alguma aposentadoria ou auxílio-acidente com pensão. No caso de professores e profissionais da área de saúde, é possível acumular duas aposentadorias, quando uma é feita pelo INSS (por idade) e outra com regime próprio, ou seja, de forma voluntária.

Caso seja aprovada a Reforma da Previdência, o texto propõe que o pagamento de aposentadoria e pensão seja limitado a dois salários mínimos de forma regressiva, ou seja, o montante recebido por um aposentado-pensionista seria reduzido em 10% a cada dez anos, até o limite preestabelecido – que pode ser de dois salários mínimos ou teto geral do INSS.