Poucas pessoas realmente se conhecem e menos pessoas ainda conseguem aproveitar e alinhar este conhecimento no momento da busca por um novo emprego. 

Muitas vezes aprendemos algo, estudamos para isso, sabemos fazer, ou seja, temos a prática e até gostamos de fazer, mas
 não temos o perfil ideal para o cargo ou função em que estamos e quando isso acontece, temos dificuldade em progredir na carreira.

Utilizando a metodologia 
DISC, que avalia as 4 principais características do nosso perfil comportamental, Dominância, Influência, Estabilidade/Foco e Conformidade, pense em um programador com Baixo D (pouco dominante), Alto I (muito influente), Baixo S (pouco foco, uma pessoa multitarefa) e Baixo C (que tem dificuldade em seguir regras).

Explicando um pouco melhor, um 
Baixo D em geral não se preocupa muito com prazos, é uma pessoa cordata, que evita embates, uma pessoa boa de se lidar no geral, mas que não se incomoda muito em terminar uma tarefa em um prazo pré-estipulado.

Já o Alto I nos fala que é uma pessoa em geral comunicativa, falante, influenciadora e que tende a ser popular, aquele tipo de pessoa que em geral se sobressai dos demais em eventos sociais.

Já o Baixo S nos diz que é uma pessoa multitarefa, uma pessoa que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo e essa característica é antagônica a ter foco, que seria o Alto S.

Já o Baixo C nos fala de alguém criativo mas que não curte muito cumprir regras.

Bem, este profissional tem praticamente o perfil oposto do que seria o perfil ideal para um programador, que deveria ser um Alto D, Baixo I, Alto S e Alto C.

Então, o que esse perfil profissional desalinhado com o que o cargo poderá ocasionar?

Bem, não se importando muito com prazos, este profissional estará quase sempre sofrendo com isso, não agradando nem o time nem seus superiores. Mas isso não é algo importante para ele, ele pode até não enxergar que prazo é algo importante. Eu mesmo já tive um colaborador que sempre que não cumpria os prazos pré-determinados me dizia: Você quer que eu entregue no prazo ou quer que eu entregue com qualidade?

Veja, esta forma de pensar está tão internalizada que ele nem vê problema em não cumprir um prazo pré-combinado e isso não é em si necessariamente um defeito, mas uma característica que não está alinhada ao cargo ou função de um programador.

Falando do fator Influência deste personagem do nosso exemplo, ele tem muito desta energia e o fato de ser uma pessoa mais comunicativa, tenderá fazer com ele não consiga ficar longos períodos calado, no entanto, o silencia é comum em um time de programadores, parece que você entrou numa biblioteca e essa sua energia mais comunicativa o fará comentar o que recebeu no WhatsApp, uma notícia recente, brincar com outros, o que aconteceu no fim de semana, o que vai fazer a noite, dentre outras coisas, enfim, ele precisará dar vazão a este energia que nele abunda.

Sobre o fator S, o fato de ser multitarefa e conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo, é uma característica antagônica ao foco e ele deverá ter dificuldade em se focar, algo essencial para quem programa. Esta característica somada a anterior, indica que será o tipo de colaborador que conseguirá estar focado apenas por pouco tempo e logo precisará se levantar, ir ao banheiro, fumar um cigarro, tomar um café, falar com alguém, contar uma piada, descontrair, pois falta a ele a energia do foco e abunda estas outras duas.

E por fim, o Baixo C fará dele alguém que também terá dificuldade em seguir regras. Ele tenderá a criar saídas e formas diferentes de fazer a mesma coisa. Isso por outro lado pode até ser bom em alguns momentos, pois poderá encontrar mais facilmente soluções de problemas, mas em geral em programação há várias regras e procedimentos que precisam ser seguidos e isso poderá o deixar desconfortável.

Mas e agora, o que este profissional, que estudou programação, trabalha com programação e gosta de programar, deverá fazer?

O primeiro a ser feito é estar ciente disso, de que seu perfil comportamental não está alinhado com o que o cargo pede e procurar se adaptar às necessidades do cargo.

Deve ter ciência dos seus GAPs e procurar trabalhar neles e buscar se alinhar intimamente às melhores características para o cargo.

Uma saída é pensar que ele poderá ser quem realmente é, apresentar todas suas características naturais, mas não quando não estiver trabalhando. Na hora do trabalho deverá pensar em talvez ser um personagem, que tem as melhores características para desempenhar bem a função que escolheu como profissão. Algo como um álter ego, um personagem mesmo, talvez até dando nome a ele e vestir este personagem, como um ator e viver ele. Isso permitirá ele ser quem ele é nos momentos em que não está trabalhando, enquanto quando trabalha, consegue construir uma persona que tenha a energia mais alinhada com sua função.

Outra saída é agir naturalmente, respeitando seu perfil comportamental mas trabalhar em Home Office o que alivia a pressão em vários momentos do dia.

Neste caso o profissional deverá ser muito austero consigo mesmo no quesito prazo e uma vez conseguindo cumprir os prazos combinados, poderá trabalhar no seu ritmo, por exemplo, sendo alguém multitarefa poderá trabalhar assistindo vídeos no YouTube ou fazendo outra coisa, ou trabalhar um pouco e parar para ver notícias, ou assistir um vídeo no YouTube ou até mesmo parar o trabalho e sair para dar uma volta com seu cachorro, ir à academia, falar com outros amigos, fazer vídeo conferencias ou mesmo se distrair com o WhatsApp, fazer o que desejar, desde que cumpra o prazo e entregue seu trabalho com qualidade.

Ou seja, esta é uma forma de driblar as características do seu perfil comportamental desalinhado ao cargo que exerce. No entanto, mesmo em Home Office deverá procurar ser uma pessoa que adere as regras pré-estabelecidas (tentar ser um Alto C nestes casos) e utilizar o fato de ser um Baixo C, para os momentos em que sua criatividade e forma de pensar fora da caixa sejam uma vantagem.

Bem, mas estamos falando aqui de alguém empregado mas e se estiver buscando uma recolocação profissional, como fazer?

Bem, ciente de que seu perfil comportamental não está aderente ao cargo que almeja, você deverá, tanto em seu currículo como nas entrevistas, não demonstrar essas características, pois isso poderá jogar contra você e te fazer boas oportunidades.

Ai, conseguindo um novo emprego, uma vez contratado, lembre-se em utilizar uma das duas saídas apresentadas acima, ou uma mescla delas, para quando precisar trabalhar em um escritório junto com outros ou quando conseguir fazer seus trabalhos Home Office.

Abordei aqui o perfil de programador, no entanto, este mesmo perfil profissional descrito seria perfeito e totalmente aderente a um vendedor de sapatos, alguém que precisa ser mais amável e tratar muito bem os clientes (Baixo D), que precisa ser falante e comunicativo (Alto I), que precisa ser multitarefa (Baixo S) e que precisa ser criativo na hora de ajudar a cliente a escolher um sapato que combine bem com ela, com uma roupa específica ou com uma ocasião algo que um Baixo C tende a fazer com mais facilidade.

Perceba então que não há Certo ou Errado, são características que podem ser ideais para um cargo ou profissão, mas nem tanto para outros.

O importante é você primeiramente ter um bom autoconhecimento, conhecer bem suas características e procurar uma profissão que esteja alinhada com elas, onde você poderá ser você mesmo e se sentirá bem e progredirá.

No entanto o autoconhecimento é fundamental pois independentemente de seu cargo ou profissão, você poderá explorar suas principais características quando elas estiverem alinhadas com o que você faz, ou saber como contornar quando elas não estiverem.

Este tipo de autoconhecimento é obtido através de ferramentas de assessment, onde você responde questionários e a ferramenta fala mais sobre você.

O DISC é sem dúvida a ferramenta de assessment mais utilizada em todo o mundo e é uma excelente forma de se aumentar em autoconhecimento.

Você poderá o adquirir isoladamente ou como parte do Programa Curriculum Emprega, um pacote de soluções que ajudam quem está em busca de uma recolocação profissional.

No Programa Curriculum Emprega você terá:

- Um serviço de melhoria de currículo, algo que, combinado com os resultados de uma ferramenta de assessment, potencializa sua venda, sabendo quais são suas principais características, quais delas estão alinhadas com seu objetivo profissional e quais não estão, de modo a saber quais destacar e quais silenciar;

- Formas de divulgar amplamente seu currículo;

- Um curso que te orientará sobre todas as etapas do Processo de Recolocação Profissional e como agir corretamente em cada uma delas.

- Como se sair bem e com sucesso em uma entrevista de emprego;

- Dentre várias outras coisas.

Mas quanto custa o Programa Curriculum Emprega?

O valor do programa será definido pela nossa equipe de consultores em Recolocação Profissional da Curriculum que montará o melhor para você, mas o melhor, 
você não precisará pagar nada agora e só pagará pelos serviços contratados depois que se recolocar.

Fantástico, não é mesmo!?

Este é um investimento que, se você conseguir diminuir em apenas 1 mês o período do desemprego, ele já estará pago e você já terá o retorno do seu investimento.

Além disso, depois será possível parcelar o valor no cartão de crédito, reduzindo o impacto nos seus primeiros pagamentos.

Saiba mais sobre o Programa Curriculum Emprega clicando aqui


Por: Marcelo da Curriculum